Você já pensou nos prós e nos contras da tração nas quatro rodas em carros elétricos?

Com a popularização dos carros elétricos, a escolha da tração nas quatro rodas requer análise dos prós e contras. Veja mais sobre a seguir na nossa notícia completa sobre

Apesar das vantagens, como maior aderência em condições adversas e melhor aceleração, a tração extra consome mais energia, reduzindo a autonomia. Além disso, as estações de carregamento ainda são escassas, tornando a autonomia um fator decisivo.

Selecione um carro elétrico envolve considerações como preço, tamanho, autonomia e velocidade de recarga. Embora a tração nas quatro rodas melhore o desempenho do carro elétrico e também do a gasolina, o motor extra consome mais energia e deixa o veículo mais pesado, prejudicando a autonomia. Modelos com tração nas quatro rodas possuem dois motores, um para cada conjunto de rodas, aumentando potência e torque. Algumas montadoras oferecem ainda mais performance com três ou quatro motores, como Rivian, Tesla e GMC.

Você já pensou nos prós e nos contras da tração nas quatro rodas em carros elétricos?

A análise das especificações dos modelos elétricos mais populares do país revela o impacto da tração nas quatro rodas na eficiência e autonomia. O SUV Hyundai Ioniq 5 com tração traseira tem autonomia EPA de até 303 milhas. Com adição da tração nas quatro rodas, por $3.500 dólares, a autonomia estimada cai para 266 milhas. A Ford estima que o Mustang Mach-E de entrada percorra 250 milhas no modelo de duas rodas motrizes e apenas 226 milhas no modelo com tração nas quatro rodas.

Embora a tração nas quatro rodas dos veículos a gasolina tenha menor eficiência no consumo de combustível do que as com tração dianteira ou traseira, isso não é um grande problema além das emissões adicionais e custos de combustível. No entanto, em um carro elétrico, a tração nas quatro rodas deve ser cuidadosamente analisada, pois a capacidade extra pode impactar negativamente na autonomia do veículo.

Em resumo, a escolha da tração nas quatro rodas em um carro elétrico deve ser considerada com cuidado, tendo em vista a sua capacidade de consumo de energia e impacto na autonomia do veículo. Com a escassez de postos de carregamento, a autonomia é um fator determinante na decisão de compra.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Brasil atinge marca histórica nas vendas de motos antes do fim do ano

Faltando mais de um mês para o encerramento de 2025, o mercado brasileiro de motocicletas…

Gabriel Schmoller
Notícias Usados Volkswagen 1.4 TSI que surpreendem pelo custo-benefício

A popularização dos motores turbo no Brasil transformou o modo como o público avalia desempenho,…

Gabriel Schmoller
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Yaris Cross surpreende e pode virar o SUV mais econômico do país

O Toyota Yaris Cross finalmente desembarca no mercado brasileiro após meses de expectativa e diversas…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário