Uma lenda: Como o Lancia Stratos dominava o rally na década de 1970
A Lancia, fabricante italiana de carros, lançou o Lancia Stratos na década de 70 para substituir o antigo Fulvia, que já estava ultrapassado. O novo veículo contava com um design icônico criado por Marcello Gandini, que também havia projetado o Lamborghini Miura. O Stratos tinha um formato em cunha, com capô feito de duas partes leves e cabine para apenas duas pessoas.
O motor do Lancia Stratos era o Ferrari Dino V6 central, deixando a parte dianteira livre para uma melhor distribuição dos pesos. Em 1972, o carro estreou em competições de rali e já no mesmo ano teve sua primeira vitória. Em 1973, o Lancia Stratos começou a se destacar, vencendo vários ralis importantes pela sua estabilidade e velocidade nas curvas.

O sucesso do Stratos nas competições de rali foi inegável, conquistando vários títulos do Campeonato Mundial de Rali nos anos seguintes, incluindo três campeonatos mundiais consecutivos entre 1974 e 1976 com esse modelo. A Alitalia, companhia aérea italiana, patrocinou o carro e suas cores icônicas se tornaram famosas.
Apesar das conquistas impressionantes, a política interna dentro da Fiat colocou fim ao sucesso do Stratos como um veículo oficial da fabricante italiana em competições automotivas. No entanto, isso não impediu que continuasse sendo um competidor forte no cenário mundial durante muitos anos, vencendo várias corridas e competições importantes.
O Lancia Stratos é um clássico atemporal que marcou a história do automobilismo com seu estilo e desempenho. Representando uma época mágica do esporte automotivo, o carro é um dos veículos históricos mais reconhecíveis do mundo atualmente.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
