Como é produzida a gasolina no Brasil?
A produção de gasolina é um processo complexo e cuidadoso que envolve a extração do petróleo das profundezas do mar ou da terra e sua transformação em combustível líquido, volátil e inflamável. No Brasil, a produção da gasolina é feita pela Refit, a primeira refinaria privada do Rio de Janeiro e distribuída pela Fit Combustíveis, responsável pelo acréscimo do etanol.
De acordo com o diretor de Bases de Distribuição da Refit, Rodrigo Rosa, a empresa trabalha há anos no desenvolvimento de um produto que supere as especificações técnicas em relação à qualidade. A gasolina é o segundo combustível mais consumido no Brasil, ficando atrás apenas do óleo diesel.
Para garantir a qualidade reconhecida de seus produtos, a Refit se preocupa com toda a matéria-prima importada que passa por criteriosos processos de inspeção antes de chegar às instalações. As análises são realizadas também a bordo dos navios e nos terminais após recebimento nos dutos e nos caminhões-tanques.

O processo começa com a destilação atmosférica do petróleo na refinaria, onde ocorre uma separação física das peças do quebra-cabeça. Como o tamanho dos hidrocarbonetos é diferente, os pontos de ebulição também não são iguais. A técnica consiste em fazer o petróleo virar vapor e depois resfriá-lo gradativamente, recolhendo cada um dos produtos separadamente. O mais famoso deles é a gasolina.
A gasolina A FIT | UFC é aditivada desde a produção, recebendo os aditivos que garantem mais limpeza, combustão mais rápida, mais economia e menos impacto ambiental. A Fit Combustíveis também fabrica a gasolina FIT | UFC superaditivada, que recebe uma segunda aplicação de aditivos, anticorrosivos e antioxidantes. Os combustíveis FIT | UFC são encontrados nos postos de bandeira branca no Rio, em Niterói e São Paulo. Todos os produtos da Refit passam por controle de qualidade nas diversas etapas desde a chegada da matéria-prima até a entrega do produto final.
A gasolina C consumida no Brasil é uma mistura de gasolina A e álcool, seguindo a legislação brasileira. A lei exige que a gasolina C tenha 27% de etanol e 73% de gasolina A. Em resumo, a produção da FIT | UFC envolve uma série de processos cuidadosos que garantem sua qualidade reconhecida e oferece mais limpeza, combustão mais rápida, mais economia e menos impacto ambiental.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
