No modelo em linha, os cilindros estão posicionados lado a lado na posição vertical. Por isso, esse tipo de motor também é conhecido como motor vertical. Ele funciona com apenas um bloco, no qual até 8 cilindros atuam de maneira uniforme.
O motor em V tem esse nome por causa do seu formato. Nesse equipamento, os cilindros estão dispostos em dois planos diferentes e inclinados. Esses planos formam um ângulo entre si e o formato do motor fica parecido com o da letra V. Esses motores podem ser V6, V8, V10 ou V12.
O motor em W segue a mesma lógica do motor em V. A diferença é que aqui há um plano a mais de cilindros. Por isso, esse tipo de motor tem alta potência. Para ser montado, o modelo em W precisa de, pelo menos 8 cilindros. Apesar disso, a versão com 12 cilindros é a mais comum.
Assim como no motor em linha, no boxer os cilindros também estão alinhados, porém na horizontal. O motor boxer seja mais utilizado em carros esportivos e, geralmente, colocado na traseira dos veículos para proporcionar maior estabilidade.
O motor 1.0, com 1.000 cilindradas, é o menos potente dos motores fabricados no Brasil. Por outro lado, é mais econômico e mais barato. Ele é usado em carros populares e versões de entrada, ideais para quem roda apenas na cidade.
O motor 1.4 ainda é considerado um modelo econômico, porém mais potente do que o 1.0. Ele permite, por exemplo, que o ar-condicionado funcione sem prejudicar o desempenho do veículo.
A partir das 1.600 cilindradas, o carro já começa a ter um melhor desempenho nas estradas, permitindo ultrapassagens mais seguras, maior estabilidade e melhor arranque.
Já o motor 1.8 é indicado para quem costuma fazer viagens de longa e média distâncias. Ele é mais potente e proporciona ainda mais segurança ao motorista nas ultrapassagens.
O motor de 2.000 cilindradas, o 2.0, é o mais potente e garante a melhor performance em ultrapassagens inclusive em ladeiras, além de mais estabilidade para o motorista durante as viagens.
Os carros híbridos são uma opção interessante para quem busca sustentabilidade, mas ainda não pode investir em um modelo totalmente elétrico. Ele funciona com duas fontes de força: a combustão e a eletricidade.