Novos dados revelam que os sentimentos sobre os EVs podem estar regredindo
Uma pesquisa realizada pela J.D. Power mostra que os consumidores estão menos inclinados a adquirir Veículos Elétricos Modernizados (EVs). De acordo com a pesquisa, o medo da autonomia da bateria, a falta de infraestrutura de estações de carregamento público e as preocupações com uma rede elétrica instável são os principais fatores que levam muitas pessoas a não considerar a compra de um EV.
Os dados revelaram que houve uma mudança no sentimento dos compradores de carros ao considerar a compra de um EV entre junho de 2022 e março de 2023. Em junho de 2022, 29,6% das pessoas pesquisadas disseram que era “muito provável” que considerassem a compra um EV como seu próximo carro. No entanto, o segmento “muito provável” caiu constantemente até março de 2023, chegando a 26,9%. Por outro lado, 21% das pessoas pesquisadas em março de 2023 disseram que era “muito improvável” considerar um EV para o seu próximo carro em comparação com 17,7% contra a consideração em dezembro de 2022.

As vendas de EVs nunca superaram as dos veículos ICE, sem intervenção governamental ou uma escassez mundial de gasolina. No entanto, há 123 anos, os carros movidos a bateria superavam em número os veículos movidos a gasolina nas estradas dos EUA em 16%. Desde então, os desafios enfrentados pelos EVs modernos são semelhantes aos dos primeiros veículos ICE, como a limitação de estações de carregamento, custos de fabricação mais altos e ceticismo em relação à nova tecnologia. Se os EVs vão superar os veículos ICE, há trabalho a ser feito.
Embora governo, consumidores e fabricantes de automóveis prefiram aspectos diferentes dos EVs, é claro que todos concordam que uma melhor infraestrutura de carregamento tornaria a transição para a implementação em larga escala de EVs mais fácil. A pesquisa indica que os consumidores decidirão o destino dos EVs votando com seus dólares e nas urnas.
Guia do Conteúdo
Os desafios enfrentados pelos EVs modernos
Os EVs modernos enfrentam desafios semelhantes aos dos primeiros veículos ICE, como estações limitadas de reabastecimento/carregamento, custos de fabricação mais altos e ceticismo em relação à nova tecnologia. Portanto, se os EVs vão superar os veículos ICE, há trabalho a ser feito.
Embora incentivos e políticas governamentais prometam aumento das estações de carregamento EV ao longo das rodovias do país, alguns fabricantes continuam usando sistemas proprietários de carregamento para EVs populares.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
