Novos dados revelam que os sentimentos sobre os EVs podem estar regredindo

Uma pesquisa realizada pela J.D. Power mostra que os consumidores estão menos inclinados a adquirir Veículos Elétricos Modernizados (EVs). De acordo com a pesquisa, o medo da autonomia da bateria, a falta de infraestrutura de estações de carregamento público e as preocupações com uma rede elétrica instável são os principais fatores que levam muitas pessoas a não considerar a compra de um EV.

Os dados revelaram que houve uma mudança no sentimento dos compradores de carros ao considerar a compra de um EV entre junho de 2022 e março de 2023. Em junho de 2022, 29,6% das pessoas pesquisadas disseram que era “muito provável” que considerassem a compra um EV como seu próximo carro. No entanto, o segmento “muito provável” caiu constantemente até março de 2023, chegando a 26,9%. Por outro lado, 21% das pessoas pesquisadas em março de 2023 disseram que era “muito improvável” considerar um EV para o seu próximo carro em comparação com 17,7% contra a consideração em dezembro de 2022.

Novos dados revelam que os sentimentos sobre os EVs podem estar regredindo
Novos dados revelam que os sentimentos sobre os EVs podem estar regredindo

As vendas de EVs nunca superaram as dos veículos ICE, sem intervenção governamental ou uma escassez mundial de gasolina. No entanto, há 123 anos, os carros movidos a bateria superavam em número os veículos movidos a gasolina nas estradas dos EUA em 16%. Desde então, os desafios enfrentados pelos EVs modernos são semelhantes aos dos primeiros veículos ICE, como a limitação de estações de carregamento, custos de fabricação mais altos e ceticismo em relação à nova tecnologia. Se os EVs vão superar os veículos ICE, há trabalho a ser feito.

Embora governo, consumidores e fabricantes de automóveis prefiram aspectos diferentes dos EVs, é claro que todos concordam que uma melhor infraestrutura de carregamento tornaria a transição para a implementação em larga escala de EVs mais fácil. A pesquisa indica que os consumidores decidirão o destino dos EVs votando com seus dólares e nas urnas.

Os desafios enfrentados pelos EVs modernos

Os EVs modernos enfrentam desafios semelhantes aos dos primeiros veículos ICE, como estações limitadas de reabastecimento/carregamento, custos de fabricação mais altos e ceticismo em relação à nova tecnologia. Portanto, se os EVs vão superar os veículos ICE, há trabalho a ser feito.

Embora incentivos e políticas governamentais prometam aumento das estações de carregamento EV ao longo das rodovias do país, alguns fabricantes continuam usando sistemas proprietários de carregamento para EVs populares.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Novo Arrizo 8 surpreende com mudanças e pode alterar planos no Brasil

O novo Chery Arrizo 8 voltou a ganhar destaque após a revelação das imagens oficiais…

Gabriel Schmoller
Notícias Brasil atinge marca histórica nas vendas de motos antes do fim do ano

Faltando mais de um mês para o encerramento de 2025, o mercado brasileiro de motocicletas…

Gabriel Schmoller
Notícias Usados Volkswagen 1.4 TSI que surpreendem pelo custo-benefício

A popularização dos motores turbo no Brasil transformou o modo como o público avalia desempenho,…

Gabriel Schmoller
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário