GM faz recall de quase 1 milhão de veículos por defeito de airbag
A General Motors anunciou na sexta-feira um recall que afetará quase 1 milhão de veículos utilitários esportivos nos Estados Unidos. Segundo a fabricante, o inflador do airbag do motorista pode explodir durante a ativação. A medida atinge 994.763 veículos Buick Enclave, Chevrolet Traverse e GMC Acadia produzidos entre 2014 e 2017, com módulos produzidos pela ARC Automotive Inc.
A decisão de recall se deu após um acidente em Michigan, onde um motorista em um Chevrolet Traverse de 2017 sofreu ferimentos faciais quando o inflador do airbag frontal do motorista se rompeu durante a ativação. Uma inspeção confirmou que o inflador do airbag frontal do motorista se rompeu no veículo.
A Administração Nacional de Segurança no Trânsito (NHTSA) exigiu o recall de 67 milhões de unidades dos infladores para airbags, devido ao risco irrazoável de morte ou lesão que representam. No entanto, a fornecedora automotiva ARC Automotive Inc rejeitou o pedido do regulador dos EUA, como mostram documentos divulgados na sexta-feira.

A GM afirmou que ainda está investigando o problema com a ajuda de uma empresa de engenharia terceirizada. “A GM está realizando esta ação expandida como medida de precaução e com a segurança dos nossos clientes como nossa maior prioridade”, disse a fabricante automotiva Detroit.
A ARC observou em uma carta tornada pública na sexta-feira que não foi identificada uma causa raiz para essas rupturas pela ARC ou pela GM. A ARC afirmou que estava avaliando o alcance do recall da GM.
Este é o terceiro recall de infladores do airbag fabricados pela ARC nos veículos Chevrolet Traverse, e todos os três eventos de ruptura envolveram a mesma variante do inflador. A GM informou que tem conhecimento dessas rupturas anteriores e realizou dois recalls menores de cerca de 3.000 infladores da ARC.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
