Confira essas leis de trânsito que tiveram alterações no Brasil (e talvez você não saiba)
O ano de 2021 trouxe mudanças significativas no Código de Trânsito Brasileiro com o intuito de diminuir a Indústria da Multa. As alterações afetam diversos aspectos do trânsito no país.
Uma das principais mudanças é a nova regra para suspensão da CNH. Agora, o motorista pode acumular até 40 pontos na carteira antes de perder o direito de dirigir, mas é importante lembrar que as infrações têm coeficientes de pontuação diferentes.
A validade da CNH também foi alterada: condutores de até 50 anos têm validade de até 10 anos, enquanto aqueles entre 50 e 69 anos têm validade de cinco anos. Para condutores com mais de 70 anos, a validade é de três anos.
A “Lei da Cadeirinha” também sofreu mudanças, determinando que crianças com menos de dez anos ou menos de 1,45 metro devem viajar no banco traseiro em dispositivo de retenção. Além disso, a idade mínima para transportar crianças na garupa da moto aumentou de sete para dez anos.

As mudanças também incluem a possibilidade de parcelamento das multas em até 10 vezes e a opção pelo sistema de notificação eletrônica com 40% de desconto no pagamento da multa. A autorização do Exército Brasileiro para blindagem de automóveis de passeio também foi dispensada.
Por fim, houve uma grande evolução na digitalização dos documentos dos veículos, com o Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV) agora sendo totalmente digitais. Além disso, o CRV passou a ter informações a respeito de recalls envolvendo o carro. As penalidades referentes ao teste toxicológico para motoristas profissionais foram adiadas para julho de 2025 devido à pandemia.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!