As companhias de seguros processam Hyundai e Kia, por problema de roubos de veículos
Mais de 65 empresas de seguros entraram com uma ação exigindo reembolso pelos custos de reparação ou substituição de veículos da Hyundai e Kia após uma onda de roubos que começou como um truque nas redes sociais no ano passado.
As montadoras não equiparam alguns modelos vendidos nos Estados Unidos até 2021 com um imobilizador, permitindo que ladrões usem um cabo USB simples para ligar o carro. As empresas de seguros querem ser reembolsadas pelas montadoras por tudo o que gastaram em reparos e carros roubados que não puderam ser recuperados.
De acordo com a Automotive News, Liberty Mutual, Nationwide, American Family e outras 65 seguradoras de automóveis pagaram até o momento US$ 190 milhões e estimam um pagamento total de mais de US$ 300 milhões. No total, diz-se que a onda de crimes impulsionada pelas redes sociais pode acabar custando à indústria de seguros dos EUA até US$ 600 milhões, já que 8,3 milhões de veículos das duas marcas carecem de um imobilizador de motor: 3,8 milhões da Hyundai e 4,5 milhões da Kia.
A substituição das janelas e reparação das colunas do volante após uma tentativa de roubo geralmente custa à seguradora mais de US$ 3.000. O caso acrescenta que, se o veículo foi levado para passear ou usado para danificar propriedade pública, os custos para a empresa de seguros chegam a mais de US$ 10.000, enquanto uma perda total pode ser de até US$ 20.000.

Segundo a Automotive News, o caso foi arquivado no Tribunal Distrital dos EUA no Condado de Orange, Califórnia em março. A Administração Nacional de Segurança do Tráfego nas Autovias (NHTSA), que faz cumprir as normas de segurança dos veículos nos EUA, não exige um sistema de partida para usar um imobilizador específico. Ao mesmo tempo, a Hyundai divulgou uma declaração dizendo que “esta litigação é desnecessária”.
As empresas de seguros argumentam que os clientes só poderiam obter opções de prevenção contra roubo se comprassem pacotes caros sem relação com os requisitos de segurança do veículo. Além disso, acrescentam que qualquer divulgação da falta de um imobilizador foi enterrada em gráficos que geralmente não são recebidos pelos consumidores.
Em fevereiro, Hyundai e Kia lançaram uma atualização de software para os veículos afetados, que ativa uma função de desligamento de ignição depois de trancar as portas. Além disso, o tempo do som do alarme foi aumentado de 30 segundos para um minuto, e os proprietários terão que usar o controle remoto para destrancar o veículo para fazer a chave ligar o motor. Os carros em questão são determinados modelos de 2011 a 2021 com partida por giro da chave.
Guia do Conteúdo
Empresas de seguros exigem reembolso por carros roubados da Hyundai e Kia nos EUA
Dezenas de empresas de seguros entraram com uma ação exigindo reembolso pelos custos de reparação ou substituição de veículos da Hyundai e Kia após uma onda de roubos que começou como um truque nas redes sociais.
As montadoras não equiparam alguns modelos vendidos nos Estados Unidos até 2021 com um imobilizador, permitindo que ladrões usem um cabo USB simples para ligar o carro. As empresas de seguros querem ser reembolsadas pelas montadoras por tudo o que gastaram em reparos e carros roubados que não puderam ser recuperados.
As montadoras afirmam que a litigação é desnecessária, mas as empresas de seguros argumentam que a falta de um imobilizador foi enterrada em gráficos que geralmente não são recebidos pelos consumidores.
Cerca de 8,3 milhões de veículos das duas marcas carecem de um imobilizador de motor: 3,8 milhões da Hyundai e 4,5 milhões da Kia. A onda de crimes impulsionada pelas redes sociais pode acabar custando à indústria de seguros dos EUA até US$ 600 milhões.
Ainda segundo a Automotive News, Liberty Mutual, Nationwide, American Family e outras 65 seguradoras de automóveis pagaram até o momento US$ 190 milhões e estimam um pagamento total de mais de US$ 300 milhões.
A substituição das janelas e reparação das colunas do volante após uma tentativa de roubo geralmente custa à seguradora mais de US$ 3.000. Se o veículo foi levado para passear ou usado para danificar propriedade pública, os custos para a empresa de seguros chegam a mais de US$ 10.000, enquanto uma perda total pode ser de até US$ 20.000.
Em fevereiro, Hyundai e Kia lançaram uma atualização de software para os veículos afetados, que ativa uma função de desligamento de ignição depois de trancar as portas. Os carros em questão são determinados modelos de 2011 a 2021 com partida por giro da chave.
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