Extintor de incêndio voltou a ser obrigatório? É o que dizem frentistas de posto no PR
“Nesta terça-feira (10), o Ministério das Cidades anunciou que o uso de extintores de incêndio em automóveis volta a ser obrigatório. A medida, que havia sido revogada em 2015, entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2024.
A decisão foi tomada após um estudo técnico realizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que constatou um aumento no número de incêndios em veículos nos últimos anos. Segundo o estudo, a falta do equipamento de segurança pode ser um fator agravante em casos de incêndio.“
Essa informação, na verdade, é FALSA. Desde 2015 o extintor de incêndio passou a ser facultativo para alguns casos. Veja o que diz o Detran RS:
“Desde 2015 é facultativo o uso do extintor de incêndio para os automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. Mas ele é obrigatório para caminhão, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus, veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos, gasosos e para todo veículo utilizado no transporte coletivo de passageiros.
Tanto para os casos obrigatórios, quanto para os que optarem por utilizar o extintor de incêndio, os proprietários de veículos deverão seguir as normas dispostas na Resolução Contran 556/2015 e demais normativas sobre o tema.”

Guia do Conteúdo
Como funciona e onde encontrar o extintor
O extintor de incêndio é um equipamento utilizado para conter chamas em veículos automotores em casos de emergência. Ele é composto por um cilindro contendo pó químico seco ou dióxido de carbono (CO2) e um dispositivo que permite a sua liberação.
Os extintores podem ser adquiridos em lojas especializadas em equipamentos de segurança e também em postos de combustível, com preços variando de acordo com o modelo e capacidade do equipamento.
A volta da obrigatoriedade do extintor tem como objetivo aumentar a segurança dos motoristas e passageiros em casos de incêndio em veículos. É importante ressaltar que o equipamento deve estar em boas condições de uso e ser utilizado apenas em casos de emergência.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
