Afinal, qual foi o primeiro carro híbrido?
Primeiro carro híbrido da história: conheça a origem dessa tecnologia
Os carros híbridos são a combinação da eficiência energética e da sustentabilidade de um carro elétrico com a comodidade de um motor a combustão. Mas como essa tecnologia surgiu? Conheça a história do primeiro carro híbrido.
A história dos carros elétricos é difícil de ser atribuída a uma única pessoa ou país. Nos Estados Unidos, o desenvolvimento do carro elétrico começou com William Morrison, um químico de Des Moines, Iowa, que é creditado por ter desenvolvido o primeiro carro elétrico útil na década de 1890. Seu veículo para seis passageiros surpreendeu o público ao atingir uma velocidade máxima de 14 mph (22,53 km/h).

No entanto, o surgimento do Model T da Ford matou a indústria dos carros elétricos antes mesmo dela decolar. O modelo movido a gasolina tornou os carros acessíveis em termos financeiros e ajudou a aumentar as vendas dos veículos movidos à gasolina.
Guia do Conteúdo
O primeiro carro híbrido da história
O primeiro carro híbrido foi o Lohner-Porsche Semper Vivus, criado em 1900 por Ferdinand Porsche, fundador da marca Porsche. O nome do modelo significa “sempre vivo”. A produção em larga escala do Lohner-Porsche Mixte, uma versão pronta para produção do Semper Vivus, iniciou em 1901.
Ele usava um gerador alimentado por um motor a gasolina com quatro cilindros para carregar suas baterias. Essas baterias alimentavam os motores elétricos responsáveis pelo movimento do veículo.
O Mixte foi um sucesso e Ferdinand Porsche continuou a trabalhar com tecnologia híbrida e elétrica ao longo de sua carreira. Graças às suas inovações, o carro híbrido nasceu e se tornou o futuro da eletrificação. No entanto, suas ideias só começaram a ter mais visibilidade na indústria automobilística nos anos 1990.
O primeiro carro híbrido produzido em massa
O primeiro carro híbrido produzido em massa foi o Prius, da Toyota, lançado em 1997. Ele usa tanto um motor a gasolina quanto um motor elétrico para funcionar. O motor a gasolina é pequeno e eficiente e carrega uma bateria que alimenta o motor elétrico. O motor elétrico entra em ação quando é necessário mais força e também é responsável pelo movimento do carro em baixas velocidades e marcha lenta.
O Prius rapidamente ganhou popularidade por sua eficiência energética e emissão reduzida de poluentes. Ele abriu caminho para outros modelos híbridos da Toyota e de outras montadoras do mercado automotivo. Atualmente, muitos veículos elétricos ou híbridos estão disponíveis no mercado para os consumidores, mas o Prius ainda é um dos mais famosos e reconhecíveis.
Com muitas montadoras prometendo oferecer somente veículos elétricos até o final da década de 2020, parece que os carros elétricos vão dominar o mercado automotivo em breve. Se não fossem as inovações dos primeiros pioneiros dos veículos elétricos e híbridos, essa revolução talvez nunca tivesse acontecido.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
