Por que plano do governo de incentivar carro popular pode enguiçar?
O governo brasileiro planeja um programa de incentivo para recuperar a popularidade dos carros populares, que se tornaram raros e caros no mercado automotivo. A proposta será apresentada no Dia da Indústria, em 25 de maio, mas ainda não está claro quais medidas serão adotadas.
A diminuição da renda da população e a dificuldade de acesso ao crédito têm contribuído para a queda nos financiamentos de carros. A elevação da taxa básica de juros também tem influenciado na redução do interesse dos consumidores em fazer novos financiamentos. Essas dificuldades econômicas e financeiras, aliadas à mudança no perfil de consumo, têm deixado os carros populares em segundo plano em relação às SUVs.

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os carros populares representavam 31,3% das vendas em 2012, enquanto as SUVs representavam apenas 8,8%. Em 2021, até abril, os carros populares representaram apenas 9,3% das vendas e as SUVs chegaram a 46,4%.
Para incentivar a compra de carros populares, o governo planeja reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e negociar com os Estados uma redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Além disso, estão sendo estudadas formas de diminuir as margens de lucro das montadoras e concessionárias. Parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) também poderá ser usada para a compra do automóvel, assim como o governo pode incentivar subsídios para financiamentos e parcelamentos mais longos.
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vamos ser realista neste momento. a culpa é do brasileiro.
o mesmo carro ou melhor, carros melhores fabricados aqui, são vendidos mais barato no exterior. não é imposto é ganância das montadoras e falta de possibilidades de importação de veículos usados de alta qualidade, comparados com os novos daqui. as montadoras e clara também o governo federal “indiferente de partidos ” tem uma culpa gigante nos preços praticados aqui.
a cultura brasileira e arcaica, não se pensa em geração de empregos e sim em lucros!
lucros em margem altíssima, ao invés de lucros menores em alta quantidade, não teríamos uma frota de veículos velhos se o preço dos novos não fosse tão altos!
Não verdadeira o mercado brasileiro tem sucatas rodando como novas e brasileiro se achando.
A maioria dos brasileiros nem sabem que andam com carros considerados de pobres de periferia da maioria dos países.
” triste realidade do brasileiro que se acha inteligente “
Se o governo abrir as importações de carros usados, com certeza as montadoras no Brasil vão diminuir e muito os preços, e ainda continuar a ter um excelente lucro.