Estudo da Toyota mostra que não precisamos de EVs para diminuir drasticamente a poluição

A montadora Toyota divulgou um estudo que revela a redução significativa nas emissões de CO2 pelo escapamento dos veículos quando os clientes utilizam os modos Eco ou EV para dirigir. O modo EV é aplicado aos carros híbridos plug-in, como o RAV4 Prime, que possuem baterias grandes o suficiente para manter o carro em movimento por curtos períodos apenas com a energia elétrica.

De acordo com a Toyota, o uso desses modos de condução pode ser benéfico principalmente em trajetos urbanos, onde a eficiência no consumo de combustível é ainda maior. Durante o estudo, funcionários da empresa e membros de suas famílias percorreram mais de 400.000 milhas no modo Eco ou EV. Alguns veículos Lexus também foram testados, e a Toyota pôde chegar a algumas conclusões importantes.

Os resultados revelaram que os veículos testados apresentaram uma redução média de quase 20% nas emissões de CO2 pelo escapamento e uma economia média de combustível de cerca de 10% nos veículos conduzidos nesses modos.

Estudo da Toyota mostra que não precisamos de EVs para diminuir drasticamente a poluição
Estudo da Toyota mostra que não precisamos de EVs para diminuir drasticamente a poluição

Os dados também mostraram que o uso constante dos modos Eco ou EV pode ser benéfico principalmente em trajetos urbanos, onde a eficiência no consumo de combustível é ainda maior. A Toyota encoraja a adoção desses modos pelos usuários de seus veículos, visando reduzir as emissões de gases do efeito estufa e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Muitos leitores podem ter dúvidas sobre o funcionamento dos modos Eco ou EV, as diferenças entre eles, quais veículos Toyota podem utilizá-los e se eles afetam o desempenho do carro. A Toyota esclarece que esses modos são programas de gerenciamento eletrônico que ajustam o desempenho do motor e da transmissão para otimizar o uso de energia e reduzir o consumo de combustível.

Guia do Conteúdo

Modo Eco ou EV

O modo Eco é projetado para tornar a resposta do acelerador mais suave e limitar a potência do veículo para economizar combustível. Já o modo EV permite que o veículo seja conduzido apenas com energia elétrica por curtos períodos.

Ambos os modos podem ser utilizados em alguns modelos Toyota, especialmente nos híbridos plug-in, como o RAV4 Prime. Esses modos não afetam significativamente o desempenho do carro, mas alguns motoristas podem sentir uma resposta mais lenta no pedal do acelerador quando estão dirigindo no modo Eco. De qualquer forma, os benefícios ambientais e econômicos compensam essa possível mudança no comportamento do carro durante a condução.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Descontos surpreendentes: Peugeot 208 e 2008 para PCD podem chegar a R$ 30,7 mil

O mês de outubro de 2025 traz ótimas oportunidades para o público PCD interessado nos…

Gabriel Schmoller
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Notícias GWM Wey 07: SUV de luxo híbrido chega com 517 cv e seis lugares

A GWM Brasil acaba de iniciar a pré-venda do Wey 07, seu SUV híbrido plug-in…

Gabriel Schmoller
Notícias Ram Dakota 2027é flagrada em teste: veja fotos

A tão aguardada Ram Dakota 2027 foi flagrada novamente em território brasileiro, desta vez com…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário