Carro usado de único dono vale a pena? Afinal, é mais confiável?
De acordo com um especialista em mecânica automotiva, muitas pessoas têm dúvidas sobre a confiabilidade de carros usados e seminovos. Uma crença popular é de que os carros de único dono são mais confiáveis, por estarem em melhor estado de conservação, mas será que isso é verdade?
Uma das vantagens apontadas pelo especialista é que, se houver transparência na conversa, é mais fácil conhecer todo o histórico do veículo. No entanto, mesmo quando um carro passa por muitos proprietários, ainda é possível saber sobre seu passado mais distante. O importante, segundo o especialista, é que as revisões tenham sido feitas corretamente por todos os proprietários.
Enquanto o carro está na garantia da montadora, normalmente as revisões são feitas dentro do prazo e com a fabricante. Após esse período acabar, é comum os proprietários relaxarem um pouco e perderem os novos prazos das revisões. No entanto, é importante continuar fazendo as revisões corretamente com trocas de óleo, fluídos e filtros. Se essas manutenções forem feitas adequadamente, um veículo pode durar até 150 mil ou 200 mil quilômetros.

O número de proprietários não determina se um carro está em boas condições ou não. O mais importante é avaliar os cuidados que os proprietários tiveram com o veículo. Carros de único dono geralmente têm baixa quilometragem, o que pode ser um ponto positivo na hora da compra.
No entanto, é preciso verificar o estado dos componentes do carro, como lubrificantes, fluídos, pneus e borrachas, que têm vida útil limitada. Se o veículo ficar parado durante muito tempo, esses componentes podem corroer.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!