Donos de supercarros optam por não pagar IPVA e acumulam dívidas milionárias
De acordo com dados do governo paulista, dentre os 10 maiores devedores do IPVA em São Paulo, quatro deles são proprietários de Ferrari e cinco possuem Lamborghini. O imposto é considerado alto pelos proprietários desses supercarros, que optam por deixar as dívidas em aberto e investir o dinheiro em outras aplicações.
No entanto, essa escolha pode trazer consequências negativas aos infratores, como a impossibilidade de licenciamento do veículo e aplicação de multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação. Além disso, os proprietários inadimplentes são incluídos no Cadin Estadual (Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais).
Segundo o especialista em finanças pessoais Bruno Rodrigues, a renda de uma aplicação pode quitar o imposto devido no ato da venda do veículo, somando ao que não foi pago ao Estado.

O assessor de clientes na compra de carros premium, Paulo Korn, destaca que, na venda desses carros de luxo, é praxe consultar os débitos e descontar o valor devido como impostos e multas. Ele ressalta também que colocar o carro em nome da pessoa jurídica pode ser uma estratégia para garantir segurança e privacidade.
Por outro lado, proprietários desses superesportivos também reclamam do estado das vias, que têm piorado nos últimos anos. Eles relatam falta de peças, estrutura para importação e escassez de mão de obra especializada na manutenção. Fazer seguro desses veículos é uma questão pessoal, mas algumas seguradoras não aceitam o modelo ou cobram prêmios proibitivos.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!