Aqui está a verdade por trás da verdadeira pegada de carbono e emissões do seu EV
Os carros elétricos (EVs) são apontados como uma alternativa mais limpa e ecológica em relação aos carros movidos a gasolina. Porém, a real pegada de carbono dos EVs ainda é uma preocupação. A eletricidade é o combustível que os move e sua pegada de carbono depende da forma como é gerada.
Em países em desenvolvimento, onde a eletricidade é produzida principalmente em usinas movidas a carvão, os EVs têm uma pegada de carbono tão grande quanto os carros movidos a gasolina ou diesel. Além disso, a produção de baterias para os EVs pode resultar em um aumento ainda maior do efeito estufa e causar mais danos climáticos.
Apesar disso, muitos proprietários de EVs estão optando por instalar painéis solares em suas casas para gerar eletricidade, adicionando o excedente à rede e recebendo reembolso por isso. Os EVs também apresentam vantagens em relação a custos de manutenção e são mais baratos do que carros movidos a combustão interna. No entanto, existem desvantagens em relação à rede de carregamento e ao alto custo inicial.

Guia do Conteúdo
Cientistas debatem a eficácia dos veículos elétricos
Embora alguns cientistas defendam que os veículos elétricos são uma solução viável, outros argumentam que a falta de matéria-prima suficiente pode inviabilizar a produção em larga escala das baterias necessárias para substituir a maioria dos carros movidos a gasolina por EVs. Além disso, a produção das baterias em si pode aumentar ainda mais o efeito estufa e causar danos climáticos adicionais.
Enquanto isso, os motores movidos a gasolina são recursos finitos e o seu uso excessivo tem impacto direto na crise ambiental que vivemos. A necessidade de mudança é urgente, mas apenas o tempo dirá se os EVs serão a solução ou um fardo adicional para a humanidade.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
