Pilotos de corrida não piscam ao mudar de velocidade ou direção

Um estudo recente revelou que pilotos de corrida controlam o momento de suas piscadas para as partes mais fáceis da corrida. De acordo com a equipe de pesquisadores do NTT Communication Science Laboratories em Atsugi, Japão, que publicou um relatório sobre o assunto na iScience, os pilotos tentam evitar piscar quando estão mudando de velocidade ou direção e, em vez disso, preferem fazê-lo em seções mais seguras da pista.

Os resultados mostraram que as piscadas dos motoristas eram “surpreendentemente previsíveis”, uma vez que eles “tendiam a não piscar enquanto mudavam de velocidade ou direção” e preferiam fazer todas as suas piscadelas em “retas relativamente mais seguras”. A equipe montou equipamentos de rastreamento ocular nos capacetes dos pilotos e eles foram enviados para voltas ao redor dos circuitos Fuji, Suzuka e Sugo no Japão, cobrindo mais de 300 voltas no total.

Pilotos de corrida não piscam ao mudar de velocidade ou direção
Pilotos de corrida não piscam ao mudar de velocidade ou direção

Assim como qualquer outra pessoa, os motoristas precisavam piscar para umedecer seus olhos. No entanto, como uma única piscada pode durar até um quinto de segundo e cobrir até 20 metros da pista, o timing da piscada de um piloto de corrida é extremamente importante. A descoberta destaca a compensação entre manter os olhos úmidos e não perder a visão durante tarefas cruciais.

“Pensamos em piscar como esse comportamento insignificante”, disse Jonathan Matthis, neurocientista da Northeastern University em Boston que estuda movimento humano. “Mas não é apenas limpar os olhos. Piscar faz parte do nosso sistema visual”. A equipe agora espera investigar os processos internos que permitem que o cérebro iniba ou controle as piscadas, que a maioria das pessoas pensa como um processo subconsciente que nunca precisamos pensar.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias BYD Tan EV está com mais de R$100 mil de desconto

A montadora chinesa BYD surpreendeu o mercado automotivo ao lançar uma promoção agressiva para o…

Gabriel Schmoller
Notícias Descontos surpreendentes: Peugeot 208 e 2008 para PCD podem chegar a R$ 30,7 mil

O mês de outubro de 2025 traz ótimas oportunidades para o público PCD interessado nos…

Gabriel Schmoller
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Notícias GWM Wey 07: SUV de luxo híbrido chega com 517 cv e seis lugares

A GWM Brasil acaba de iniciar a pré-venda do Wey 07, seu SUV híbrido plug-in…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário