O que é potência em cavalos? E como isso afeta a aceleração?
A potência é uma medida fundamental na indústria automotiva e é amplamente divulgada em anúncios, revistas e conversas relacionadas a carros. Mas você sabe exatamente o que ela significa? Basicamente, a potência é a unidade de medida de energia que indica o quão rapidamente a energia é transferida. No caso dos carros, ela mostra a rapidez com que a força gerada pelo motor pode ser convertida em velocidade.
No entanto, a aceleração do carro é influenciada por diversos fatores além da potência, como a relação de marchas, a velocidade da troca de marchas, o torque, o peso do veículo, a aerodinâmica e a aderência dos pneus. Um bom exemplo disso são os sedãs da Audi A3, S3 e RS3. Eles são construídos na mesma plataforma, mas possuem classificações diferentes em termos de horsepower.
O A3, por exemplo, possui 201 cavalos de potência e acelera de 0 a 60 mph em 6,4 segundos. Já o S3 tem 306 cavalos e completa a mesma corrida em 4,6 segundos. O RS3 vem com um motor maior e mais potente de 401 cavalos que o leva até 60 mph em apenas 3,6 segundos.

No entanto, outros fatores também exercem influência na aceleração do veículo. Por exemplo, o controle correto do lançamento e os pneus aderentes ajudam o S3 a diminuir um pedaço do tempo logo no início. Já o RS3 está limitado pela plataforma, o que impede que ele faça um lançamento mais difícil sem girar os pneus ou romper a transmissão.
Muitos debates giram em torno de torque e potência e qual delas é melhor para caracterizar um motor. Entretanto, cada uma é diferente e necessária. O torque é a força de torção gerada pelo motor, enquanto a potência indica quão rapidamente o motor exerce essa força. A potência é medida tipicamente no virabrequim do motor ou nas rodas do veículo.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!