Já foram produzidas mais de 500 mil motos no Brasil em 2023
A produção de motocicletas no Brasil ultrapassou a marca de 500 mil unidades entre janeiro e abril deste ano, segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo). As montadoras, principalmente localizadas no Polo Industrial de Manaus, produziram 513.879 motocicletas nos primeiros quatro meses de 2023, representando um aumento de 16,8% comparado ao mesmo período do ano anterior. É a primeira vez desde 2014 que a produção ultrapassa o marco de meio milhão de unidades.
No mês de abril, foram fabricadas 116.809 motocicletas, uma queda de 23,4% em relação à março, resultado esperado pela redução de dias úteis no mês passado. Porém, comparado ao mesmo mês do ano passado, houve um aumento de 3,7%.
O presidente da Abraciclo, Marcos Antonio Bento, afirmou que “o ritmo atual das linhas de produção está dentro do planejado para atingirmos a estimativa de fabricar 1,55 milhão de unidades este ano. Com isso, vamos crescer aproximadamente 10% em relação a 2022”. Ele também destaca que diversos fatores favorecem o mercado das motocicletas como menor custo e economia com combustível para deslocamentos urbanos.

Por outro lado, Bento pontua alguns riscos socioeconômicos como alta das taxas de juros e diminuição do poder aquisitivo da população.
No período entre janeiro e abril deste ano, as fábricas do Polo Industrial de Manaus exportaram 13.935 motocicletas, uma queda de 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado. A Colômbia foi o principal destino dessas exportações com 5.130 motocicletas, seguida pela Argentina com 5.036 unidades e pelos Estados Unidos com 2.462 motocicletas.
Guia do Conteúdo
Indústria de motocicletas brasileira aquecida
A indústria de motocicletas no Brasil está aquecida e deve continuar crescendo nos próximos anos apesar dos riscos socioeconômicos. As principais montadoras estão instaladas no Polo Industrial de Manaus e já ultrapassaram a marca de meio milhão de unidades produzidas desde janeiro.
Além disso, as exportações têm sido cada vez mais destacadas em diversos países ao redor do mundo. O Brasil exporta para mais de 40 países, sendo os principais da América do Sul, mas os negócios também têm crescido em outros continentes como América do Norte e Europa. O presidente da Abraciclo destaca que isso é muito importante para mostrar que os produtos brasileiros possuem alto valor agregado e atendem aos altos níveis de exigência dos consumidores.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
