Os BEVs estão morrendo mais cedo do que deveriam – e você já sabe por que

Um relatório da empresa de inteligência empresarial S&P Global Mobility aponta que os veículos elétricos estão desaparecendo do mercado americano em uma taxa mais rápida do que seus equivalentes movidos a combustão interna e diesel. De acordo com o estudo, entre 2013 e o final de 2022, foram vendidos 2,3 milhões de veículos elétricos nos Estados Unidos, mas apenas 2,12 milhões permanecem no mercado atualmente, o que equivale a uma perda de 6,6%. A taxa de perda para veículos movidos a combustão interna e diesel foi de 5,2%.

Embora as vendas de BEVs (veículos elétricos) tenham aumentado nos últimos anos, existem três possíveis razões para o desaparecimento desses tipos de carros.

A primeira delas é que muitos desses carros são danificados em acidentes e acabam sendo considerados perda total pelas seguradoras. Muitos proprietários relatam problemas com a bateria dos carros após acidentes e reparos podem ser extremamente caros. Além disso, as peças usadas em carros da Tesla não são facilmente reparáveis por oficinas independentes.

Outro motivo para a perda de BEVs é a falha na bateria. Muitos veículos da Tesla estão apresentando problemas de fatalidade relatados por códigos BMS_u029 e BMS_u018. A substituição da bateria pode custar em torno de US $ 15.000, o que muitos proprietários consideram muito caro para um carro que vale apenas US $ 25.000.

Os BEVs estão morrendo mais cedo do que deveriam - e você já sabe por que
Os BEVs estão morrendo mais cedo do que deveriam – e você já sabe por que

Problemas mecânicos e exportação

Por fim, alguns carros elétricos sofrem problemas mecânicos e acabam sendo exportados ou vendidos com títulos “limão” (carros com históricos problemáticos). Na Ucrânia, por exemplo, a importação de BEVs usados é comum graças à eliminação das taxas alfandegárias para esses veículos.

O estudo não aponta exatamente qual dos fatores é o mais responsável pela rápida perda de BEVs no mercado americano, mas é importante entender essas questões antes que se tornem problemas ainda maiores. Com a produção de BEVs aumentando rapidamente, mesmo uma pequena taxa de falha pode ser catastrófica em um futuro próximo.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias BYD Tan EV está com mais de R$100 mil de desconto

A montadora chinesa BYD surpreendeu o mercado automotivo ao lançar uma promoção agressiva para o…

Gabriel Schmoller
Notícias Descontos surpreendentes: Peugeot 208 e 2008 para PCD podem chegar a R$ 30,7 mil

O mês de outubro de 2025 traz ótimas oportunidades para o público PCD interessado nos…

Gabriel Schmoller
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Notícias GWM Wey 07: SUV de luxo híbrido chega com 517 cv e seis lugares

A GWM Brasil acaba de iniciar a pré-venda do Wey 07, seu SUV híbrido plug-in…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário