Por que alguns carros usados custam muito mais que um 0km?
Para os apaixonados por automóveis, adquirir um carro dos sonhos é um desejo comum. Além do prazer de possuí-lo e usá-lo nas estradas, existe a possibilidade de que o modelo escolhido gere um retorno alto de investimento na hora da revenda. Mas por que alguns carros usados chegam a valer mais que os modelos zero km no Brasil?
Embora os carros sejam bens de consumo e, portanto, tendam a se desvalorizar com o tempo, desde a alta desenfreada dos preços dos modelos zero km entre 2020 e 2021, os valores praticados pelos usados também aumentaram. Dependendo do modelo, um veículo comprado por R$ 100 mil em 2022 pode ser revendido por quase R$ 110 mil um ano depois.
Essa valorização pode representar um ganho real para o proprietário do veículo usado, que consegue vendê-lo acima da inflação. Porém, com o mesmo valor investido na compra do usado, dificilmente será possível comprar um carro zero km de mesmo nível ou superior.

Guia do Conteúdo
Carros de luxo têm grande valorização
No mercado de carros de luxo, essa tendência se intensifica. Há modelos que são verdadeiros investimentos, como os esportivos da Porsche. Há alguns anos, os exemplares de segunda mão da montadora valem mais que os zero km.
O mercado de usados da marca oferece modelos especiais com opcionais e itens de personalização que elevam ainda mais a tabela do modelo quando zero km. Além disso, a longa espera pelo novo transforma o usado em uma opção ainda mais valiosa para quem deseja adquirir rapidamente um carro da marca.
Contudo, assim como todo investimento com alto retorno, a compra de um carro zero supervalorizado como usado tem seus riscos. Mudanças no contexto mundial, como a disponibilidade imediata desses modelos pela marca ou queda na cotação do dólar, podem modificar esse cenário e eliminar o preço alto do exemplar de segunda mão.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!