Afinal, o uso de capacete aberto é permitido ou proibido?

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) emitiu uma nova Resolução, a 940/22, que estabelece a regulamentação do uso de capacetes para condutores e passageiros de motocicletas, motonetas, ciclomotores triciclos motorizados e quadriciclos motorizados em vias públicas. É obrigatório o uso do capacete motociclístico pelo condutor e passageiro, que deve estar aprovado por um organismo credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e possuir dispositivo retrorrefletor nas partes laterais e traseiras.

A norma define os tipos permitidos: capacete integral fechado com viseira; capacete integral sem viseira com pala; capacete integral com viseira e pala; capacete modular; capacete modular escamoteável; capacete misto com queixeira removível com pala e sem viseira; capacete aberto (jet) sem viseira (com ou sem pala); capacete aberto (jet) com viseira (com ou sem pala).

Ao mesmo tempo em que a regulamentação foi estabelecida, surgiram muitas dúvidas sobre quais tipos de capacetes são permitidos ou não. Eduardo Cadore, um especialista na área, esclarece que não há restrição a nenhum tipo de capacete motociclístico nas vias públicas, desde que esteja de acordo com o previsto na Resolução 940/22. No entanto, ele recomenda evitar o uso do capacete jet, devido à maior exposição do rosto em caso de impacto.

Afinal, o uso de capacete aberto é permitido ou proibido?
Afinal, o uso de capacete aberto é permitido ou proibido?

Ademais, o Anexo I da norma estipula que o capacete motociclístico deve proteger a calota craniana, ser calçado e fixado na cabeça do usuário, por meio do sistema de retenção, com o tamanho adequado. Os capacetes aprovados possuem marcações com a marca do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC).

É obrigatório o uso de viseira ou óculos de proteção pelo condutor e passageiro. Na ausência de uma viseira, é possível utilizar óculos em boas condições de uso. Fica proibido o uso de óculos de sol, óculos corretivos ou de segurança do trabalho (EPI) singularmente. A viseira deve estar abaixada para proteção frontal aos olhos durante a circulação e pode ser levantada totalmente quando o veículo estiver imobilizado na via.

O não cumprimento das normas acarreta infração gravíssima com multa no valor de R$ 293,47 e suspensão direta do direito de dirigir ao condutor ou passageiro que estiverem sem capacete ou com equipamento inadequado.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Toyota Yaris Cross ou CAOA Chery Tiggo 7 Pro? Veja qual SUV é melhor

O mercado brasileiro de SUVs nunca esteve tão competitivo, e a disputa entre o Toyota…

Gabriel Schmoller
Notícias Jeep Commander Diesel tem mais de R$ 24 mil de desconto em oferta especial

O Jeep Commander Overland 2.2 turbodiesel está com uma oferta exclusiva para quem possui CNPJ,…

Gabriel Schmoller
Notícias Nissan acaba de confirmar o SUV que vai bater de frente com VW Tera e Pulse

A Nissan acaba de confirmar o SUV que promete desafiar diretamente o VW Tera e…

Gabriel Schmoller
Notícias 5 carros usados de 2020 que ainda valem muito a pena em 2025

Mesmo após cinco anos, alguns carros usados de 2020 continuam surpreendendo pelo desempenho, conforto e…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo SUV da Volkswagen aparece em testes e pode inaugurar era híbrida no Brasil

Um novo SUV da Volkswagen foi flagrado rodando em testes no Brasil, chamando atenção por…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário