FGTS na compra do carro zero? O que esperar da nova proposta do governo?
Nesta quinta-feira (25), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo será palco do anúncio de um pacote de medidas para aumentar o acesso ao carro zero quilômetro no Brasil. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, é o responsável por divulgar as iniciativas. Fala-se em uma nova linha de crédito que compense as taxas de juros e também na liberação do uso do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de veículos.
De acordo com informações, a medida proposta pode viabilizar novas formas de financiamento para aumentar o acesso a automóveis. Atualmente, o FGTS só pode ser sacado em situações específicas previstas na legislação, como demissão sem justa causa ou compra de imóveis. No entanto, um Projeto de Lei tramita na Câmara dos Deputados que propõe o uso do benefício para aquisição de carros novos e usados. Para Cássio Pagliarini, da Bright Consulting, a medida faz sentido se houver viabilização de novas formas de financiamento para aumentar o acesso a automóveis.

Guia do Conteúdo
Medida proposta pode viabilizar novas formas de financiamento para aumentar o acesso a automóveis
No entanto, outros setores têm argumentos contra a medida. Ricardo Bacellar, consultor do mercado automotivo, afirma que além da concessão de crédito é necessário que o governo crie condições para aumentar a renda média dos brasileiros e ativar a economia como um todo. Segundo ele, diversos setores já estão incomodados com a mobilização governamental para a volta do carro popular em detrimento de outras prioridades.
Para baratear ou alongar o financiamento dos carros, os bancos precisam de mais garantias, uma vez que a inadimplência está alta. Uma possibilidade é o uso do FGTS como garantia ou parte do pagamento ou no empréstimo consignado. No entanto, os recursos do fundo são disputados por diversos setores, incluindo a construção civil e o mercado imobiliário, que pode ser prejudicado pela medida.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

 
							 
							 
							