Toyota, GM, VW e BMW devem perder na China com a transição para os elétricos

A transição para os veículos elétricos (VEs) pode afetar a participação de mercado das montadoras de carros Toyota, GM, VW e BMW na China. O país é o maior mercado automotivo global e está liderando a revolução VE, o que pode resultar na perda de espaço para as marcas estrangeiras que não se prepararam para essa mudança. As empresas chinesas nativas, como a BYD, estão ganhando destaque nesse cenário.

De acordo com um relatório do Greenpeace compartilhado pelo South China Morning Post, a Volkswagen pode perder entre 3% e 7% de sua participação de mercado na China até 2030. A General Motors (GM) pode perder até 6%, enquanto a Toyota pode cair entre 1% e 3%. A Honda também pode sofrer perdas, com um declínio de até 4%. As marcas estrangeiras estão perdendo espaço para empresas locais que já estão adaptadas à nova realidade VE.

No primeiro trimestre de 2023, 31% de todas as vendas na China foram de carros elétricos, representando um crescimento de 3% em relação ao ano anterior. Dessas vendas, 80% foram feitas por montadoras nacionais. Quase metade dos carros vendidos na China no ano passado foram produzidos internamente.

Toyota, GM, VW e BMW devem perder na China com a transição para os elétricos
Toyota, GM, VW e BMW devem perder na China com a transição para os elétricos

Montadoras chinesas ganham destaque

A BYD é uma das empresas chinesas que mais se destaca no mercado VE. Somente em 2022, vendeu 1,8 milhão de veículos com baixa ou zero emissão. Embora muitos fossem carros totalmente elétricos, alguns ainda eram veículos híbridos plug-in (PHEVs), que ainda possuem motor a gasolina. No entanto, a BYD está eliminando esses modelos em favor dos BEVs. Além da BYD, outras marcas chinesas também produzem VEs na China, como Chagan, GAC, Geely, NIO e SAIC.

A Tesla também está presente no mercado chinês e aumentou suas vendas em 2022 após reduzir agressivamente seus preços.

Com a tendência global dos automóveis serem elétricos, a China já está se preparando para essa mudança. As montadoras estrangeiras tradicionais que não se adaptarem podem perder participação de mercado para as empresas locais.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Bruno Martendal
Especialista em finanças e seguros, aprecia o mundo dos automóveis e se aprofundou na área de proteção do seu patrimônio. Hoje se divide entre outros projetos, na redação do Agora Motor, sempre trazendo reviews e análises sobre os melhores seguros automotivos!
Posts relacionados
Notícias Mitsubishi Eclipse Cross Tarmac chega exclusivo por menos de R$ 200 mil

O Eclipse Cross Tarmac é a nova edição especial do SUV médio da Mitsubishi, limitada…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross ou CAOA Chery Tiggo 7 Pro? Veja qual SUV é melhor

O mercado brasileiro de SUVs nunca esteve tão competitivo, e a disputa entre o Toyota…

Gabriel Schmoller
Notícias Jeep Commander Diesel tem mais de R$ 24 mil de desconto em oferta especial

O Jeep Commander Overland 2.2 turbodiesel está com uma oferta exclusiva para quem possui CNPJ,…

Gabriel Schmoller
Notícias Nissan acaba de confirmar o SUV que vai bater de frente com VW Tera e Pulse

A Nissan acaba de confirmar o SUV que promete desafiar diretamente o VW Tera e…

Gabriel Schmoller
Notícias 5 carros usados de 2020 que ainda valem muito a pena em 2025

Mesmo após cinco anos, alguns carros usados de 2020 continuam surpreendendo pelo desempenho, conforto e…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário