Carros que saíram de linha cedo demais serão os novos populares?
O governo brasileiro divulgou um plano para lançar novos modelos populares, adiantando o fim de alguns compactos que ainda tinham potencial. A estratégia do governo é permitir que as montadoras possam reviver alguns desses modelos que já saíram de linha, como a Volkswagen fez com o Fusca na década de 90, a pedido do ex-presidente Itamar Franco. Desta forma, é possível que vejamos um novo modelo Gol Lula nos moldes do Fusca Itamar?
Os carros antigos possuem fama consolidada e oferecem um lucro maior às montadoras que já têm seus investimentos na produção pagos. Além disso, os modelos antigos poderiam ser a base para os novos populares, sem precisar reduzir equipamentos ou apelar para subcompactos.

Cinco modelos considerados importantes na história automotiva brasileira saíram de linha cedo demais e deixaram saudades em muitos consumidores. Entre eles:
Guia do Conteúdo
1. Toyota Etios:
O compacto japonês não era conhecido por seu design inovador ou acabamento refinado, mas era robusto e ainda é produzido na fábrica de Sorocaba (SP) com foco em exportação. Para voltar ao mercado brasileiro como popular bastaria criar uma versão mais simples.
2. Volkswagen Gol:
Apesar do clássico ter sido descontinuado no final de 2022, ainda vendia bem até o final e deixou muitos colecionadores tristes com sua partida precoce. O nome Gol ainda é forte no Brasil e sua fama construída pelas primeiras gerações pode fazer dele um forte candidato a voltar às ruas.
3. Fiat Uno:
Quando a Fiat encerrou a produção do Uno no final de 2021, muitos fãs disseram que mataram o carro errado. O subcompacto Mobi, sucessor do Uno, é alvo de muitas críticas por sua cabine apertada e porta-malas praticamente inexistente. Ele entra como um dos carros que saíram de linha cedo e pode ser considerado um forte candidato a voltar ao mercado brasileiro.
4. Chevrolet Onix Joy:
A primeira geração do Onix foi um marco para a Chevrolet no Brasil, mas a nova geração consolidou-se no mercado e tirou o Onix Joy de cena. Com mecânica conhecida em toda parte, o modelo poderia ser uma opção mais simples e menor para os consumidores.
5. Chery QQ:
O subcompacto chinês foi o carro mais barato do país em seu tempo e isso facilitaria seu retorno como novo popular, agora que a Caoa Chery aposta em uma linha mais sofisticada trazendo SUVs e sedãs bem equipados.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
