Ford Maverick a etanol passa dos 300 cv e melhora desempenho em 25%
Uma equipe de especialistas em Ford nos Estados Unidos realizou uma modificação na picape intermediária Ford Maverick, resultando em um aprimoramento de 25% no seu desempenho. A Livernois Motorsports descobriu que a potência entregue nas rodas da Maverick poderia ser abaixo do esperado, apontando 203 cv e 37,74 kgfm no dinamômetro. Para solucionar esse problema, a equipe adaptou o motor para receber etanol.
Após a adaptação, que teve um custo de cerca de U$ 600 (R$ 3 mil), a potência nas rodas aumentou para 263 cv e torque de 47,28 kgfm. Isso significa que, considerando que a perda de potência do sistema de tração se mantenha a mesma antes e depois da adaptação, o motor chega a render ao todo 329 cv, um ganho de 76 cv. A modificação foi feita com a mistura E40 (40% etanol e 60% gasolina), similar à gasolina utilizada no Brasil.

A Ford Maverick Lariat é vendida apenas com gasolina no Brasil, por R$244.890. No entanto, com essa modificação americana, ela pode se tornar uma opção mais potente. Além disso, essa adaptação abre margem para pensar em como ela seria capaz de performar com um etanol mais puro, como o E100 brasileiro ou a mistura E85, usada em lugares mais frios dos EUA e Europa. Contudo, seria necessário trocar a bomba de combustível para aproveitar essas opções ao máximo.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!