BMW vai lançar a direção sem mãos no Reino Unido ano que vem
A BMW oferecerá, a partir do próximo ano, capacidade de condução sem as mãos em uma série de modelos no Reino Unido. A nova gama 5-series, incluindo o elétrico i5, o sedã elétrico i7 e o SUV elétrico iX, permitirá que os motoristas removam as mãos do volante, aproveitando as novas regras britânicas que permitem a categoria Nível 2+ na escala de autonomia.
Com isso, a BMW segue a tendência da Ford e seu sistema BlueCruise no Mustang Mach E elétrico SUV. A montadora alemã também tem um sistema chamado Highway Assistant nos EUA, que será renomeado para Motorway Assistant no Reino Unido. Esse recurso faz parte do Driving Assistant Professional e está disponível na nova 5-series junto com o Tech Pack Plus, que inclui controle de cruzeiro adaptativo e centralização automática na faixa.
Ainda não se sabe se o sistema será oferecido como uma assinatura mensal ou uma taxa única na compra, mas o custo extra é parcialmente destinado ao pagamento da taxa de licença para mapeamento de alta definição. O sistema alertará o motorista se ele dirigir em uma estrada qualificada, mas as estradas cobertas pelo BlueCruise da Ford incluirão a M25 e M40.

O objetivo é permitir que os motoristas desfrutem de uma experiência mais relaxante ao volante e aumentar a segurança nas rodovias. De acordo com Matt Bacon, chefe de produto dos modelos grandes da BMW no Reino Unido, as estradas exatas em que o sistema funcionará ainda não foram determinadas, mas o requisito mínimo é que as mesmas sejam rodovias com divisão central.
Com essa novidade, a BMW se destaca no mercado automotivo, trazendo um novo recurso de condução autônoma para seus veículos elétricos no Reino Unido. Ainda há algumas incertezas sobre o preço e exatamente onde o sistema funcionará, mas tudo será definido em breve pela empresa.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
