Mini faz recall de 100.000 carros por conta de potencial risco de incêndio elétrico

Mais de 97.000 carros da Mini foram convocados para recall a fim de corrigir um possível risco de incêndio. A medida engloba os modelos Mini Clubman, Cooper, Cooper S e John Cooper Works, produzidos entre 2008 e 2014, além do Mini Hardtop 2 Door, produzido entre 2007 e 2013. A campanha se deve a um módulo de controle localizado abaixo da coluna A do lado do motorista, que é vulnerável à entrada de água sob determinadas circunstâncias, o que pode causar um curto-circuito e, consequentemente, um incêndio.

A Mini destaca que o módulo pode ser comprometido em várias situações, mas o recall atingirá apenas os carros comercializados em regiões onde é comum o uso de sal nas estradas. A corrosão é acelerada pelo sal e ocorre quando a água entra na cabine por meios normais, como pelos calçados. Um dos fatores que podem causar o problema é o dreno da cobertura solar.

O recall envolve o Módulo de Controle do Assoalho (FRM) e a Unidade de Controle Eletrônico (ECU) que operam diversas funções elétricas do veículo. O FRM fica próximo à base da coluna A, do lado esquerdo, atrás do painel interno. O módulo pode ficar suscetível à corrosão devido a fatores ambientais, tratamento de estradas em certos estados dos EUA, configuração e idade do veículo.

Mini faz recall de 100.000 carros por conta de potencial risco de incêndio elétrico
Mini faz recall de 100.000 carros por conta de potencial risco de incêndio elétrico

Nos carros com cobertura solar, a mangueira do dreno pode ser danificada após vários anos de exposição a grandes mudanças de temperatura e ciclos de congelamento e descongelamento. A mangueira pode ficar solta e até se soltar do cano de drenagem dentro da coluna A, permitindo a entrada de água no interior do veículo. Em alguns estados norte-americanos, as atividades de tratamento das estradas no inverno podem incluir grandes quantidades de sal. Se a água entrar no carro junto com o sal, pode ocorrer uma solução eletrolítica que leva à corrosão e possivelmente a um curto-circuito. Em casos raros, isso pode causar um incêndio.

A Mini está direcionando o recall para veículos vendidos ou registrados nos seguintes estados dos EUA: Alasca, Colorado, Connecticut, Delaware, Illinois, Indiana, Iowa, Kansas, Kentucky, Maine, Maryland, Massachusetts Michigan , Minnesota Missouri Nebraska New Hampshire Nova Jersey Nova York Dakota do Norte Ohio Pensilvânia Rhode Island Dakota do Sul Utah Vermont Virgínia West Virginia Washington D.C. e Wisconsin. A empresa está trabalhando em uma correção para o problema e começará a enviar os avisos de recall aos clientes no início de julho.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Bruno Martendal
Especialista em finanças e seguros, aprecia o mundo dos automóveis e se aprofundou na área de proteção do seu patrimônio. Hoje se divide entre outros projetos, na redação do Agora Motor, sempre trazendo reviews e análises sobre os melhores seguros automotivos!
Posts relacionados
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Yaris Cross surpreende e pode virar o SUV mais econômico do país

O Toyota Yaris Cross finalmente desembarca no mercado brasileiro após meses de expectativa e diversas…

Gabriel Schmoller
Notícias Sonic 2026 surpreende em nova imagem e pode virar o SUV mais disputado do ano

A divulgação da primeira imagem oficial do Sonic 2026 mudou completamente o ritmo das especulações…

Gabriel Schmoller
Notícias Aumento inesperado no Jaecoo 7 muda tudo no segmento híbrido

O Jaecoo 7 encerra o ano com um reajuste expressivo em suas duas versões, movimento…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário