Mini faz recall de 100.000 carros por conta de potencial risco de incêndio elétrico
Mais de 97.000 carros da Mini foram convocados para recall a fim de corrigir um possível risco de incêndio. A medida engloba os modelos Mini Clubman, Cooper, Cooper S e John Cooper Works, produzidos entre 2008 e 2014, além do Mini Hardtop 2 Door, produzido entre 2007 e 2013. A campanha se deve a um módulo de controle localizado abaixo da coluna A do lado do motorista, que é vulnerável à entrada de água sob determinadas circunstâncias, o que pode causar um curto-circuito e, consequentemente, um incêndio.
A Mini destaca que o módulo pode ser comprometido em várias situações, mas o recall atingirá apenas os carros comercializados em regiões onde é comum o uso de sal nas estradas. A corrosão é acelerada pelo sal e ocorre quando a água entra na cabine por meios normais, como pelos calçados. Um dos fatores que podem causar o problema é o dreno da cobertura solar.
O recall envolve o Módulo de Controle do Assoalho (FRM) e a Unidade de Controle Eletrônico (ECU) que operam diversas funções elétricas do veículo. O FRM fica próximo à base da coluna A, do lado esquerdo, atrás do painel interno. O módulo pode ficar suscetível à corrosão devido a fatores ambientais, tratamento de estradas em certos estados dos EUA, configuração e idade do veículo.

Nos carros com cobertura solar, a mangueira do dreno pode ser danificada após vários anos de exposição a grandes mudanças de temperatura e ciclos de congelamento e descongelamento. A mangueira pode ficar solta e até se soltar do cano de drenagem dentro da coluna A, permitindo a entrada de água no interior do veículo. Em alguns estados norte-americanos, as atividades de tratamento das estradas no inverno podem incluir grandes quantidades de sal. Se a água entrar no carro junto com o sal, pode ocorrer uma solução eletrolítica que leva à corrosão e possivelmente a um curto-circuito. Em casos raros, isso pode causar um incêndio.
A Mini está direcionando o recall para veículos vendidos ou registrados nos seguintes estados dos EUA: Alasca, Colorado, Connecticut, Delaware, Illinois, Indiana, Iowa, Kansas, Kentucky, Maine, Maryland, Massachusetts Michigan , Minnesota Missouri Nebraska New Hampshire Nova Jersey Nova York Dakota do Norte Ohio Pensilvânia Rhode Island Dakota do Sul Utah Vermont Virgínia West Virginia Washington D.C. e Wisconsin. A empresa está trabalhando em uma correção para o problema e começará a enviar os avisos de recall aos clientes no início de julho.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
