Este Bentley de $ 3,7 milhões é o primeiro carro inscrito na primeira corrida de 24 horas de Le Mans
Um dos carros mais icônicos da história automobilística, o modelo Bentley 3 Litre Sport, que participou da primeira corrida de 24 horas de Le Mans, foi vendido em um leilão por mais de £3 milhões. O empresário sino-canadense John Duff e seu co-piloto Frank Clement conduziram o veículo, que estabeleceu 38 recordes internacionais de classe na corrida Double Twelve Hour Record em Brooklands, Inglaterra, antes de ser preparado para a corrida francesa.
Apesar das dúvidas iniciais do fundador da Bentley, W.O. Bentley, sobre a capacidade do carro em completar a prova, o modelo Duff/Clement se tornou a primeira inscrição recebida pela organização da corrida de resistência francesa. O carro, com apenas freios nas rodas traseiras, enfrentou diversos desafios durante a prova, como a perfuração do tanque de combustível e o dano em um farol.

O motor de quatro cilindros e três litros produzia cerca de 70 cavalos de potência e era acoplado a uma transmissão manual de quatro velocidades. Após o triunfo em Le Mans em 1924, o modelo 3 Litre Sports se tornou um sucesso de vendas, com mais de 800 unidades comercializadas entre 1921 e 1929, sendo que mais de setecentos eram do mesmo modelo utilizado por Duff e Clement.
O veículo vendido em leilão foi modificado ao longo dos anos para diferentes propósitos, como reboque e transporte de animais. Com 97 anos, sua proprietária decidiu colocá-lo à venda. O Bentley utilizado na primeira edição das 24 Horas de Le Mans em 1923 é um símbolo da história da corrida e permanece presente nos dias atuais como um exemplo do desenvolvimento tecnológico e da paixão dos fãs do esporte a motor.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!