China supera Japão como maior exportador automotivo
A China se tornou o maior exportador de automóveis do mundo no primeiro trimestre de 2023, superando o Japão. Os dados divulgados por uma entidade local que representa os fabricantes mostram que as exportações de veículos chineses cresceram para 1,07 milhão de unidades entre janeiro e março deste ano, impulsionadas pela crescente demanda por veículos elétricos e pelo aumento das entregas para a Rússia.
Enquanto isso, o Japão teve um crescimento modesto nos envios e totalizou 950.000 veículos. As montadoras europeias, norte-americanas e japonesas também se retiraram do mercado russo após a invasão da Ucrânia. No entanto, a China ampliou ainda mais as exportações para a Rússia, triplicando o total para 140.000 unidades no período.
A capacidade da China em produzir veículos elétricos também contribuiu para o aumento nas exportações. O segmento de veículos elétricos quase dobrou no período de janeiro a março, com 380.000 unidades vendidas, representando quase 40% das exportações totais. Já o Japão está investindo mais lentamente em veículos elétricos movidos à bateria.

A China tem expandido sua participação em novos mercados de exportação, como a Tailândia, além da Bélgica e Austrália, onde já era forte. A ampliação da presença dos veículos elétricos chineses nos mercados do Sudeste Asiático mostra a força do país nesse segmento, antes dominado pelo Japão.
Além das montadoras nacionais, a norte-americana Tesla também desempenha um papel fundamental nas exportações de automóveis chineses. A empresa tem exportado modelos produzidos na fábrica de Xangai para o Canadá, por exemplo.
Com isso, a China se consolida como líder mundial em exportação de automóveis, impulsionada pela crescente demanda por veículos elétricos e pela ampliação dos mercados de exportação.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

 
							 
							 
							 
							