Por que donos de supercarros não pagam o IPVA?

No Brasil, o pagamento anual do IPVA é um compromisso obrigatório que causa aperto no orçamento de muitos motoristas. No entanto, essa regra parece não importar para os proprietários de supercarros, já que donos de supercarros não pagam o IPVA no Brasil porque não querem.

Isso porque a alíquota média do IPVA corresponde a 4% do valor do veículo, o que significa que a taxa que os proprietários desses supercarros precisam pagar é extremamente alta. Essa é apenas uma das razões pelas quais muitos donos de supercarros não pagam o IPVA.

Motivos do porque os donos de supercarros não pagam o IPVA

Muitos donos de supercarros não pagam o IPVA devido à alta alíquota estabelecida pelo governo na cobrança. Em um veículo de luxo de R$ 2 milhões, por exemplo, o proprietário teria que desembolsar uma quantia exorbitante de R$ 80 mil anualmente para quitar o débito.

Por que donos de supercarros não pagam o IPVA
Um dos carros de donos que não pagam o IPVA: Rolls-Royce Ghost (2012) – Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Hoje em dia, com a Selic, taxa básica de juros, batendo em 13,75% ao ano, o consenso parece indicar que o melhor caminho a tomar com o dinheiro que seria aplicado no pagamento do IPVA seja a alocação em algum fundo que já tenha um valor substancial investido.

O segundo motivo pelo qual os donos de carrões optam por não pagar o IPVA é uma crítica velada ao governo, ou melhor, aos departamentos que cuidam das vias — ruas, avenidas e rodovias — em todo o Brasil. Pelo menos foi isso o que Paulo Korn, da Car Chase Consultoria Automotiva, explicou.

O que dizem os especialistas sobre o fato dos donos de supercarros não pagam o IPVA

Segundo Korn, há outros pontos que os donos de supercarros não pagam o IPVA alegam:

  • Alto custo das peças de reposição;
  • Estrutura inadequada para importação de peças;
  • Escassez de mão de obra especializada;
  • “Esquecimento” (segundo ele, muitas vezes o pagamento fica a cargo de terceiros).

Até o ano de 2023, muitas pessoas ainda optavam por não pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), mesmo sabendo das consequências legais.

O-que-dizem-os-especialistas-sobre-o-fato-dos-donos-de-supercarros-nao-pagam-o-IPVA
Mais um dos carros dos donos de supercarros não pagam o IPVA: o Lamborghini Gallardo (2010) – Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Alguns donos de supercarros não pagam o IPVA, por vezes, utilizavam argumentos como a falta de segurança nas estradas ou a má utilização do dinheiro arrecadado para justificar a inadimplência.

Quais os maiores devedores de IPVA no país?

A lista dos maiores devedores de IPVA mostrava que essa prática era comum entre pessoas de diferentes classes sociais. É importante lembrar que deixar de pagar o IPVA pode gerar juros, multas e até mesmo a apreensão do veículo. Segue a lista abaixo:

Rolls-Royce Ghost (2012)

O dono do luxuoso Rolls-Royce fabricado em 2012, hoje avaliado em R$ 2,45 milhões pela Tabela Fipe, ostenta o carrão por aí, mas não é muito favorável ao pagamento do IPVA.

O proprietário do imponente carrão da marca britânica não honra com o pagamento da alíquota do imposto há 9 anos e, graças aos juros e correção que incorrem sobre as inadimplências, já soma quase metade do valor do carro em débitos: R$ 1.207.045,06.

Lamborghini Gallardo (2010)

A quarta posição entre os maiores devedores de IPVA em São Paulo cabe ao dono de um superesportivo de respeito: a Lamborghini Gallardo produzida em 2010, que hoje custaria R$ 1.145.988.

Se resolver quitar os débitos dos 12 anos de IPVA que estão em aberto, o proprietário do carrão terá que vender a máquina e ainda completar o valor, já que a dívida alcançou impressionantes R$ 1.205.468,20.

Ferrari F430 Spider (2007)

O terceiro entre os 5 maiores devedores de IPVA em São Paulo também está há mais de uma década sem honrar o pagamento do tributo. São 11 anos que o dono de uma Ferrari F430 Spider, produzida em 2007, dá calote no estado.

Como o carro está avaliado pela Fipe em R$ 1.257.065, o dono do esportivo provavelmente prefere continuar se arriscando, já que a dívida total já está em R$ 1.189.898,85.

Ferrari 599 Aperta (2011)

O vice-campeão em dívidas é o proprietário de outra Ferrari, a modelo 599 Aperta, fabricada em 2011. O carro sequer existe na Tabela Fipe, de tão raro que é, mas lá fora custa cerca de US$ 1,2 milhão (aproximadamente R$ 6 milhões).

Olhando por esse prisma, a dívida de R$ 1.245.952,22 até que é “pequena”, mas o proprietário parece não se importar muito, pois não sabe o que é pagar o IPVA nos últimos 8 anos.

Ferrari 458 Spider (2012)

O posto de maior devedor de IPVA de São Paulo em 2023 também é de um dono de Ferrari. O proprietário da 458 Spyder fabricada em 2012 tem 9 débitos acumulados, totalizando R$ 1.285.085,77.

Ferrari 458 Spider (2012)
Mais um dos carros dos donos de supercarros não pagam o IPVA – Fonte/Reprodução: Wikipédia.

No caso deste “caloteiro”, a simples venda do superesportivo bastaria para pagar as contas e ainda comprar um belíssimo carro com o troco, já que a 458 Spyder 2012 custa, hoje, R$ 2.845.664, de acordo com a Tabela Fipe.

Quais as consequências dos donos de supercarros não pagam o IPVA?

É importante lembrar que o não pagamento do imposto sobre o veículo pode acarretar em diversas consequências negativas. Além de ser uma obrigação por lei, o licenciamento do carro não pode ser realizado sem a quitação do imposto, o que impede a renovação do CRLV-e, documento necessário para circular com o veículo no país.

Além disso, em blitzes policiais, o carro pode ser apreendido e o proprietário pode ter seu nome incluído no Cadin, o que pode prejudicar a obtenção de crédito e financiamentos futuros. Por isso, é fundamental manter em dia o pagamento do imposto sobre o veículo.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

1/5 - (1 votos)

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Toyota Yaris Cross desafia o VW T-Cross: veja quem é o melhor

A chegada do Toyota Yaris Cross ao mercado brasileiro promete agitar o segmento dos SUVs…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault Boreal 2026 chega com preço agressivo para bater de frente com o Compass

A Renault apresenta oficialmente o Boreal 2026, seu novo SUV médio que promete disputar de…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Tera High fica mais barato que Polo com oferta especial de outubro

O Volkswagen Tera, SUV compacto da marca alemã, chega ao mercado brasileiro com uma promoção…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Jetta GLI 2026 chegou nas lojas: confira seu preço irresistível

O Novo Jetta GLI 2026 finalmente chegou às concessionárias brasileiras, trazendo novidades que prometem atrair…

Gabriel Schmoller
Notícias Tudo que sabemos sobre o Toyota Yaris Cross até 14 de outubro: Novidades, preço, versões, ficha técnica, e consumo

O Toyota Yaris Cross é um dos lançamentos mais aguardados do ano, mas sua chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário