Elevate, o SUV barato da Honda, o que podemos esperar do carro?
A Honda anunciou que irá revelar na próxima semana um novo utilitário esportivo de entrada na Índia. Esse lançamento pode ser um divisor de águas para a marca em mercados como o Brasil, já que o modelo será posicionado abaixo do HR-V.
O SUV, chamado de Honda Elevate, ainda não teve sua aparência revelada, mas espera-se que siga o estilo de design da marca, com linhas modernas e esportivas. Os fãs da Honda estão ansiosos para saber mais sobre esse novo modelo e como ele pode se encaixar no mercado brasileiro.
Guia do Conteúdo
Elevate, novo SUV da Honda!
O nome dele não poderia ser mais apropriado: Elevate (elevar em inglês), um indício que o novo SUV acessível da Honda quer de fato ampliar as possibilidades dos clientes da marca.

A Honda lançou um novo SUV acessível com o nome Elevate, o que indica que a marca quer elevar as possibilidades dos seus clientes. O nome escolhido é bastante apropriado, pois além de significar “elevar” em inglês, também sugere um sentido de crescimento e expansão.
Com o lançamento do Elevate, a Honda busca oferecer um carro acessível, mas com tecnologia e desempenho de qualidade, ampliando as opções disponíveis no mercado automobilístico.
Como será o novo SUV da Honda, o Elevate?
O site AUTOO preparou duas projeções que antecipam os traços do modelo, cuja estreia global está marcada para 6 de junho.

O Honda Elevate será revelado na Índia, país que vem sendo uma espécie de antevisão dos novos veículos que chegam ao Brasil. Por isso o SUV menor que o HR-V é um veículo que precisa ser observado.
Mas afinal o que podemos esperar do Elevate?
Confira alguns pontos do novo Elevate da Honda:
Porte compacto, mas pose de SUV maior
O novo modelo da Honda, o Elevate, já apresenta semelhanças com o HR-V, com uma frente alta e carroceria retangular. A nova linguagem de estilo da marca valoriza a aparência de um carro maior, embora seja um compacto, o que contribui para um interior amplo, sem concessões estéticas que possam roubar espaço vertical.
Em comparação com o HR-V, o Elevate parece ser mais alto e um pouco mais estreito, mostrando que o foco está no conforto e não na sofisticação. O Elevate promete ser um SUV compacto e espaçoso, com um design moderno e atraente.
Base do Honda City garante qualidade e preço baixo
A origem do Elevate não é segredo. Trata-se da base mecânica do compacto City, desenhada justamente para oferecer uma boa qualidade de construção, mas com custo baixo. Além disso, dividir a plataforma com o hatch e sedã vai diluir ainda mais o investimento no projeto, proporcionando uma estratégia mais agressiva de preços
Motor 1.5 litro e pacote Sensing
Na Índia, o Elevate estreará com o mesmo motor 1.5 litro de injeção direta usado no City, mas espera-se até uma versão híbrida no futuro. As transmissões disponíveis incluem um câmbio manual de seis marchas e um CVT. A marca também estaria cogitando equipá-lo com o pacote de segurança ativa Sensing, já disponível no Brasil no HR-V.
Interior moderno, com telas multifunção generosas
Segundo relatórios obtidos por sites indianos, o painel do Elevate será composto por dois displays, um para os instrumentos, com 10,2 polegadas, e uma central sensível ao toque de 12,3 polegadas, em linha com o que se espera nesse segmento.
Foco no Hyundai Creta e similares
O Elevate terá como principal rival o Creta, da Hyundai. E isso é um sinal interessante para o Brasil. Aqui, o modelo sul-coreano transita numa faixa de preços mais baixa que o HR-V e vende mais. Ou seja, o novo SUV poderia cobrir essa lacuna e ainda trazer novos clientes para a marca.
Faz sentido ter o Elevate no Brasil?
Não é segredo para nenhum fabricante que SUVs e picapes são hoje produtos obrigatórios no portfólio. Várias marcas já ampliaram as opções e principal rival da Honda, a Toyota, já se prepara para seu quarto modelo do tipo, o novo Yaris Cross, que ficará abaixo do Corolla Cross.
Confirmações da Honda sobre o Elevate no Brasil
A própria Honda já confirmou que venderá no país o ZR-V, um SUV ligeiramente maior que o HR-V, para competir onde sobram hoje o Jeep Compass e o Corolla Cross.
Mas é fato que a marca já não tem mais a penetração no segmento de entrada, quando o Fit e os primeiros City respondiam por boa parte das vendas. A nova geração, embora elogiável, não tem conseguido grande participação no mercado, brigando não apenas com outros hatches e sedãs, mas também pequenos crossovers como o Fiat Pulse, VW Nivus e cia.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!
