Projeto propõe uso de IA para fiscalizar os excessos de velocidade

A Comissão de Ciência e Tecnologia aprovou nesta quarta-feira (31) um projeto que torna obrigatório o uso de soluções tecnológicas pelos órgãos de fiscalização de trânsito para disponibilizar os dados de forma imediata quando um veículo estiver sendo conduzido em velocidade 50% superior à permitida para a via. De autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo, o projeto sugere inclusive o uso de inteligência artificial para dar mais rapidez à resposta do poder público.

O objetivo da proposta é permitir a comunicação entre aparelhos eletrônicos ou equipamentos de fiscalização, ou entre qualquer meio tecnologicamente disponível, para que haja mais celeridade dos órgãos de controle do trânsito. O próprio autor menciona em sua justificativa um caso recente na cidade de João Pessoa, onde um condutor tirou a vida de um motociclista após trafegar em excesso de velocidade e ultrapassar sinais vermelhos em diversos pontos da cidade.

Projeto propõe uso de IA para fiscalizar os excessos de velocidade
Projeto propõe uso de IA para fiscalizar os excessos de velocidade

A proposta visa evitar acidentes fatais causados por excesso de velocidade e dar mais segurança aos usuários das estradas. Com a aprovação desse projeto, será obrigatório o uso de soluções tecnológicas pelos órgãos de fiscalização de trânsito para disponibilizar dados imediatos sobre condutores que estiverem sendo conduzidos em velocidade superior à permitida para a via. O uso da inteligência artificial também está previsto para dar mais rapidez à resposta do poder público e evitar acidentes fatais causados por excesso de velocidade.

O relator da proposta, senador Rodrigo Cunha, apresentou parecer favorável à medida, afirmando que a ação tempestiva do poder público é essencial para reduzir a quantidade e a gravidade dos acidentes em nossas vias. Toda medida visando reduzir a quantidade e a gravidade dos acidentes em nossas vias é altamente relevante e merece prosperar.

A proposta segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A medida é altamente relevante e merece prosperar, pois pode evitar acidentes fatais nas estradas.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Marca chinesa desenvolve motor a combustão antes impensável

No maior mercado do mundo para veículos 100% elétricos seria natural concluir que motores a…

Fernando Calmon
Notícias Promoção do VW Virtus Highline surpreende com taxa zero e bônus alto

A Volkswagen está encerrando outubro com uma campanha agressiva para o Virtus Highline, um dos…

Gabriel Schmoller
Notícias Omoda 7 2026 chega para desafiar Haval H6 e BYD Song Plus

A Omoda apresentou oficialmente o aguardado Omoda 7 2026, um SUV médio híbrido plug-in que…

Gabriel Schmoller
Notícias Porsche anuncia fim do Macan a combustão e foca no elétrico

A Porsche segue em uma transformação global, acelerando a eletrificação de sua linha e gradualmente…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova BMW F 450 GS 2026 promete revolucionar o mercado de trails

A BMW F 450 GS 2026 está prestes a chegar ao público mundial, consolidando a…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário