10 muscle cars antigos de edição limitada mais cobiçados por colecionadores
Os muscle cars antigos de edição limitada são muito procurados por causa de seu estilo e motores V8 potentes, mas alguns merecem um lugar mais cobiçado em uma coleção do que outros.
Afinal, esses veículos icônicos não são apenas sobre velocidade e desempenho, mas também sobre a história e a raridade. Conheça aqui os 10 muscle cars antigos de edição limitada mais cobiçados por colecionadores!
Guia do Conteúdo
Vamos conhecer essas maravilhas do automobilismo: 10 muscle cars antigos de edição limitada!
Modelos como o Mustang Boss 429, o Chevrolet Camaro Z/28 e o Dodge Challenger R/T são considerados alguns dos mais valiosos e desejados pelos colecionadores de carros antigos.

Se você tem a sorte de possuir um desses carros clássicos de músculo, você possui uma verdadeira relíquia da cultura automotiva americana. Conheça abaixo os muscle cars antigos de edição limitada!
1970 AMC Javelin AMX – 2,054 unidades
A American Motors Corporation lançou o AMC Javelin AMX em 1971, mas apenas 2.054 vieram com o pacote de desempenho AMX. O carro vem com um motor V8 de 5,9 litros, com 245 cavalos de potência, mas um pacote opcional chamado “Go-Package” aumenta a potência para 330 cavalos de potência e 60 kgfm de torque.
O carro é capaz de chegar a 0-100 km em cerca de 6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 208 km/h. Apesar de ser raro, o AMC Javelin AMX é altamente colecionável e possui um valor de revenda incrível no mercado atual.
1970 Plymouth Superbird – 1,935 unidades
O Road Runner homologado pela NASCAR chegou a um total de 1.935 unidades, exclusivas para o ano modelo de 1970. O que faz dele um item de colecionador hoje é o motor notório do muscle car antigo – o motor V8 Hemi 426, que ainda é um dos maiores motores de muscle car de todos os tempos.
No entanto, apenas 135 carros Superbird chegaram com o motor V8 de cabeça hemisférica da Chrysler. Hoje, o muscle car clássico custa em média US$ 649.083 (R$ 3.199.979) no mercado de carros usados.
1969 Ford Mustang Boss 429 – 859 unidades
O Mustang da Ford construído entre 1969 e 1970, conhecido como “Boss”, ganhou 26 corridas e o campeonato de 1969 com David Pearson ao volante e um motor V8 de 7,0 litros.
O Boss 429 é o mais poderoso da trilogia de carros esportivos da Ford de 1969 a 1971, com um motor V8 de 375 cavalos de potência e torque de 62 kgfm. Apenas 1.358 foram produzidos, tornando-o o mais raro dos três carros. É um carro de colecionador muito valioso, com um preço de $288.000 (R$ 1.419.840).
1969 Dodge Charger Daytona – 503 unidades
O Dodge Charger Daytona foi o primeiro competidor da NASCAR a atingir 200 mph em 1970. Ele foi banido no final da temporada devido ao seu poder descontrolado. A Dodge fabricou 503 unidades para se qualificar.
O modelo com o motor 426 Hemi V8 é o mais desejado e custa em média US$ 1 milhão (R$ 4,93 milhão). O Charger Daytona é ligeiramente mais rápido do que o seu primo Plymouth Superbird.
1970 Buick GSX Stage 1 – 400 unidades
A Buick lançou o modelo Gran Sport de alta performance, o GSX Stage 1, em 1970. Ele possui 360 cavalos de potência e 70 kgfm de torque, além de uma suspensão especial com molas e amortecedores mais rígidos e uma barra anti-rolagem traseira.
O carro está disponível em amarelo Saturno ou branco Apollo, sendo que apenas 278 exemplares foram produzidos na cor branca, tornando-o mais valorizado. O preço médio atual do Buick GSX Stage 1 é de $122,654 (R$ 604.684).

1970 Pontiac GTO Judge Convertible – 168 unidades
A Pontiac lançou o GTO Judge como uma versão sem frescuras do GTO, com foco em performance. O carro tinha um motor V8 de 6,6 litros com potência de 366 hp e torque de 62 kgfm.
A produção em 1970 foi de 40.149 carros, sendo 3.797 do modelo Judge e apenas 168 conversíveis. Menos de 10 desses conversíveis tinham um motor V8 de 7,5 litros de alta potência.
1969 Chevrolet Camaro ZL1 – 69 unidades
O Camaro ZL1 de 1969 é considerado um dos melhores carros da Chevrolet. Ele tem um motor de 7.0 litros V8 de alumínio com 430 cavalos de potência e 62 kgfm de torque, alcançando 100 km/h em cerca de cinco segundos e uma velocidade máxima de 224 km/h.
Foram produzidas apenas 69 unidades em 1969, com opções de cores mais elegantes. O preço médio atual é de $610,714. O carro foi criado para competir com o Ford Mustang nas pistas.
1970 Chevrolet Chevelle SS 454 LS6 Convertible – 26 unidades
O motor V8 454 da Chevrolet é o único motor a competir com o lendário 426 Hemi. O Chevelle 454 LS6 da Chevrolet, com 450 cavalos de potência, podia ir de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, com 69 kgfm de torque no eixo traseiro.
O motor V8 de 7,4 litros tornou-se o primeiro modelo de carro esportivo da GM a ter mais potência do que o Corvette europeu. A Chevrolet construiu apenas 4.475 modelos Chevelle SS 454 em 1970, e apenas 11 deles eram conversíveis. Hoje, eles são procurados por colecionadores.
1971 Plymouth Hemi Cuda Convertible – 11 unidades
O Plymouth Cuda de 1971 é um carro de luxo esportivo da Chrysler, equipado com um motor V8 Hemi de 7 litros que produz 425 cavalos de potência e 68 kgfm de torque. Ele foi projetado como um carro de alto desempenho com um virabrequim de alta performance, pistões forjados e um carburador de duplo barril.
Apesar de ser um carro luxuoso, o Cuda atinge 14 segundos na corrida de quarto de milha, tornando-o um dos carros mais rápidos dos anos 70. Sua produção limitada o torna um carro colecionável. Em 1971, apenas 2.724 foram fabricados, dos quais apenas 107 tinham o motor Hemi V8. Apenas 11 desses 107 eram conversíveis.
Em 2021, um proprietário recusou uma oferta de US$ 4,8 milhões (R$ 23,6 milhões) por um Cuda Hemi conversível de 1971.
1967 Shelby GT500 Super Snake – 1 unidade
O GT500 é um carro esportivo clássico com o lendário motor V8 427, também encontrado no icônico carro esportivo vencedor de Le Mans, o Ford GT40 MK II.
Apenas um GT500 foi equipado com componentes reforçados para resistir ao teste de 24 horas de Le Mans, produzindo 520 cavalos de potência e 74,6 kgfm de torque. Embora previsto para produção em série, apenas um foi construído e vendido por US$ 2,2 milhões (R$ 10.8 milhões) em 2019, em comparação com seu preço original de US$ 5.000 (R$ 24 mil) em 1967.
Porque esses muscle cars antigos de edição limitada são tão glorificados?
Nos anos 70, os carros muscle americanos começaram a ultrapassar regularmente a marca de 400 cavalos de potência, apesar dos carburadores e freios a tambor ainda serem comuns. Isso resultou em carros impressionantes, como o Chevelle SS 454 LS6, que tinha 450 cavalos de potência.
Hoje, esses muscle cars antigos de edição limitada merecem um lugar ao lado dos seus sucessores controlados por ECU e guardados em garagens aquecidas.
Qual dos muscle cars antigos de edição limitada foi mais vendido?
O Ford Mustang foi o carro mais popular da década de 1970. A marca vendeu mais de 2 milhões de unidades desse clássico carro esportivo, vendo sua bandeira evoluir da primeira para a terceira geração entre 1970 e 1979.
Infelizmente, os carros esportivos americanos sofreram muito durante os anos 70, já que os padrões mais rigorosos de emissões permitiram que a engenhosidade japonesa e o poder dos carros europeus reinassem supremos.
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