Lamborghini Urus está indo para o caminho elétrico

Mesmo os fabricantes de supercarros, como a Lamborghini, não conseguem escapar da revolução elétrica. Em março deste ano, o CEO da Lamborghini, Stefan Winkelmann, confirmou que mais híbridos da marca estavam a caminho e parece que ele não estava brincando. E isso acontecerá com a Lamborghini Urus!

A Lamborghini está se preparando para substituir o motor a gasolina V8 do SUV Urus por um sistema híbrido plug-in em 2024. Saiba tudo sobre essa notícia!

Conheça o poderoso motor V8 do Lamborghini Urus com 657 cavalos de potência!

O atual Urus apresenta um motor V8 biturbo de 4.0 litros que é usado em toda a marca Volkswagen. No SUV de alto desempenho, o V8 tem uma potência de 657 cavalos e um torque de 86,6 kgfm. O Urus vem com tração nas quatro rodas padrão e uma transmissão automática de oito velocidades.

Lamborghini Urus está indo para o caminho elétrico
A Lamborghini Urus se despedirá da combustão – Fonte/Reprodução: Lamborghini.

Como se poderia esperar, o tamanho grande e o motor V8 de alta potência do Urus resultam em um consumo de combustível ruim, com figuras de 5,95 km/l na cidade, 8 km/l na estrada e 6,8 km/l combinado.

Segundo Winkelmann, o atual motor twin-turbo V8 será substituído por um sistema de propulsão híbrido plug-in no Urus. A mudança acontecerá até o final de 2024 e será a única opção de motorização disponível para o SUV. O novo sistema elétrico terá duração até 2029, quando a Lamborghini pretende lançar uma versão totalmente elétrica do Urus.

Novo Lamborghini Urus terá tecnologia híbrida plug-in com aumento de potência

Winkelmann não forneceu à Autocar informações específicas sobre como seria a tecnologia híbrida plug-in do Urus ou qual seria o desempenho que ela proporcionaria, mas os compradores podem esperar um grande aumento de potência em relação ao motor V8 atual.

Novo Lamborghini Urus terá tecnologia híbrida plug-in com aumento de potência
Painel e tecnologia da atual Urus – Fonte/Reprodução: Lamborghini.

É improvável que o Urus utilize o mesmo trem de força eletrificado do supercarro Revuelto. Esse modelo apresenta um motor V12 de 6,5 litros e três motores elétricos, totalizando 1.001 cavalos de potência. O trem de força eletrificado do Revuelto também inclui uma bateria de 3,8 kWh que pode permitir seis milhas de alcance totalmente elétrico com base no ciclo de testes europeu.

Lamborghini eletrificará modelo mais popular para se adaptar às mudanças do mercado

O Revuelto foi o primeiro modelo verdadeiramente eletrificado da Lamborghini, seguindo o modelo de produção limitada Sián. Eletrificar o Urus, que é o modelo mais popular da Lamborghini por uma grande margem, é uma decisão inteligente da marca.

Como disse Winkelmann à Autocar, a legislação futura tornará “quase impossível” para fabricantes de automóveis continuarem vendendo veículos com motor a combustão interna na Europa. Isso mostra que a Lamborghini está pensando no futuro e se preparando para se adaptar às mudanças do mercado.

“Eu acredito firmemente que depois de 2035, a legislação será tão rigorosa para os motores de combustão interna (ICEs) que será quase impossível para aqueles com alta capacidade como os nossos se tornarem compatíveis”, disse Winkelmann. “Isso já pode ser visto com as normas EU7, mas também com os avanços do EU6. É muito caro e está se tornando impossível de alcançar. Desenvolver motores de combustão interna é incrivelmente caro”.

Lamborghini terá que se adaptar às leis rigorosas da Califórnia e produzir carros eletrificados

Surpreendentemente, Winkelmann criticou a Califórnia por ter uma das legislações mais rigorosas para veículos. A Lamborghini costuma construir seus veículos de acordo com as leis mais rigorosas e então vende os carros em outros mercados.

Com a Califórnia definida para banir a venda de veículos não eletrificados depois de 2035, Winkelmann disse à imprensa que os futuros Lamborghinis terão que se tornar eletrificados.

“Você segue a legislação mais difícil, que é a dos Estados Unidos e especificamente a da Califórnia. Outros estados adotam as regras da Califórnia – normalmente grandes cidades e é aí que vendemos carros.”

Com a Lamborghini agora vendendo o Revuelto e o Urus prestes a se tornar eletrificado, parece que os dias dos Lamborghinis movidos a combustão estão chegando ao fim.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias 5 SUVs que desafiam o Honda WR-V EXL por menos de R$ 150 mil

Se você está de olho no Honda WR-V EXL, é bom conhecer os concorrentes diretos….

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Uno vale a pena em 2025? A resposta vai te surpreender

O Fiat Uno é um daqueles carros que nunca saem de moda no Brasil. Mesmo…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault Kwid E-Tech 2026 chega com parcelas fixas de R$ 1.599

O Renault Kwid E-Tech 2026 chega com condições de compra que facilitam a entrada no…

Gabriel Schmoller
Notícias Honda WR-V acirra concorrência e oferece garantia de seis anos

O relançamento do WR-V, no Brasil ausente desde 2022, abriu uma nova frente para a…

Fernando Calmon
Notícias Nova picape da BYD promete rivalizar com a Fiat Toro e surpreende no design

A BYD está prestes a ampliar sua presença no mercado brasileiro com uma novidade que…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário