Kawasaki Ninja ZX-10R 2024: Preço, Ficha Técnica, Consumo e Fotos
Estamos falando da moto topo de linha quando se trata de esportividade e desempenho aqui no Brasil, por mais que diversos modelos foram atualizados para a linha 2024, invés de termos a Ninja ZX-10R 2024, ela foi para a linha 2023 recentemente, diferente de outras motos, como a Z650 2024 e Ninja 650 2024.
Guia do Conteúdo
Conheça a ZX-10R
A Kawasaki Ninja ZX-10R possui características que a tornam uma moto vencedora. Sua carenagem aerodinâmica possui asas integradas, seu farol em LED é compacto e moderno, seu painel de instrumentos é colorido e em TFT, além de ser conectada com smartphones. Essas atualizações foram desenvolvidas com base na experiência da equipe de corrida da Kawasaki no World Superbike.
A inspiração nas pistas se destaca na carenagem frontal aerodinâmica da ZX-10R, com um farol em LED compacto, sistema de admissão Ram Air e um para-brisa mais alto, conferindo à moto o “rosto” característico da mais recente geração Ninja. Asas integradas na carenagem superior geram downforce, proporcionando estabilidade à roda dianteira durante acelerações intensas.

O guidão e as pedaleiras foram atualizados para uma posição de pilotagem mais agressiva, projetada para circuitos, e o design do assento auxilia o piloto a reduzir o arrasto ao se abaixar atrás do para-brisa nas retas.
Em reconhecimento às suas conquistas no Campeonato Mundial de Superbike, foi concedida uma permissão especial para utilizar o River Mark na Ninja ZX-10R. Este é o primeiro uso desse distintivo em uma motocicleta de produção em massa sem supercharger.
Tecnologia
O KCMF combina um software de modelagem avançado e feedback de uma IMU compacta para monitorar parâmetros do motor e do chassi ao longo da curva, permitindo uma transição suave entre aceleração, frenagem e aceleração novamente, e auxiliando o piloto a manter a trajetória desejada.
O S-KTRC, um controle de tração preditivo com feedback, maximiza a aceleração e ajuda os pilotos a se destacarem nas pistas. O KLCM foi projetado para otimizar a aceleração a partir de uma parada, controlando eletronicamente a saída do motor para reduzir o levantamento da roda e o deslizamento durante as arrancadas.
O KIBS, um sistema de gerenciamento de freios superesportivos, utiliza um controle de alta precisão para regular a pressão dos freios durante pilotagens esportivas. O sistema de controle de freio-motor da Kawasaki permite que os pilotos escolham a quantidade de frenagem do motor de acordo com suas preferências.

O sistema KQS de duas direções possibilita trocas de marcha para cima e para baixo sem a necessidade de utilizar a embreagem, tornando a pilotagem em circuitos mais fácil e fluida.
A Ninja ZX-10R oferece uma variedade de modos integrados ao S-KTRC (disponíveis em 5 modos) e aos Modos de Potência (além do modo Full, inclui os modos Middle e Low), permitindo que os pilotos ajustem o controle de tração e a entrega de potência de acordo com as condições de pilotagem.
O sistema de piloto automático da Kawasaki permite que os pilotos mantenham uma velocidade desejada com o simples toque de um botão. Uma vez ativado, o piloto não precisa manter constantemente o acelerador acionado, o que reduz o estresse na mão direita durante viagens longas e proporciona um passeio relaxado e confortável.
O painel digital compacto de 4,3 polegadas com tela TFT colorida confere ao cockpit uma aparência de alta qualidade e tecnologia. Além das telas multifuncionais, oferece dois modos de exibição, proporcionando aos pilotos a escolha de como desejam visualizar as informações.
Ao contrário do amortecimento de direção mecânico, em que os ajustes devem cobrir todas as condições de pilotagem e velocidades, as características de amortecimento são alteradas eletronicamente com base na velocidade da motocicleta e nos graus de aceleração e desaceleração. Isso proporciona um ajuste mais preciso e adaptável às diferentes situações.

Chassi da moto
Além da renomada estabilidade do modelo 2019, foram realizadas melhorias na geometria do chassi para proporcionar um desempenho aprimorado nas curvas e um manuseio mais ágil. Os amortecedores BFF (Balance Free Front Fork) e BFRC lite (Balance Free Rear Cushion), com ajustes voltados para pistas, facilitam a transferência de peso dianteiro e traseiro, contribuindo para um manuseio mais leve.
Para uma performance de frenagem excepcional, a Ninja ZX-10R conta com duplas pinças monobloco Brembo M50, em conjunto com grandes discos de ø330 mm e um cilindro mestre de bomba radial exclusivo. Esses componentes oferecem um nível de frenagem de altíssimo nível.
Motor da Ninja ZX-10R 2024
A Ninja ZX-10R é equipada com um motor de alto desempenho que oferece uma potência impressionante. A potência máxima atinge 203 cv a 13.200 rpm, mas quando combinada com o sistema de admissão Ram Air, a potência máxima sobe para 213 cv na mesma faixa de rotação. O torque máximo é de 11,7 kgfm a 11.400 rpm.
O motor da ZX-10R é um quatro cilindros em linha, refrigerado a líquido, de 998 cc. Possui um diâmetro de 76,0 mm e curso de 55,0 mm, com uma taxa de compressão de 13,0:1. O sistema de válvulas é DOHC, com 16 válvulas, proporcionando um controle preciso do fluxo de ar.
Para garantir uma alimentação adequada do motor, a moto possui um sistema de injeção eletrônica com quatro injetores de ø47 mm, oferecendo uma resposta rápida e precisa ao acelerador. A ignição é digital, proporcionando uma faísca confiável e eficiente para a combustão.

A partida do motor é elétrica, proporcionando uma inicialização rápida e conveniente. A lubrificação é realizada de forma forçada, com cárter úmido e radiador de óleo a ar, garantindo um resfriamento eficiente e uma lubrificação adequada em todas as condições de pilotagem.
A transmissão conta com 6 velocidades, permitindo ao piloto encontrar a relação adequada para cada situação. Além disso, possui uma função de retorno que facilita as trocas de marcha suaves e precisas. A combinação dessas especificações técnicas faz da Ninja ZX-10R uma motocicleta de alta performance e emocionante para os entusiastas de velocidade e potência.
Consumo da Ninja ZX-10R 2024
Por ser uma moto de alto desempenho, sua média de consumo acaba sendo mais elevada. Seu consumo pode ficar na cada de 10 a 13 km/l, além de contar com um tanque de 17 litros. Seu consumo irá variar muito com a pilotagem, velocidade, dentre outros fatores que podem gerar maior ou menor economia.

Preço da Kawasaki Ninja ZX-10R 2024
Atualmente a nova Ninja ZX-10R está saindo a partir de R$ 118.190,00 + o frete que não está incluso, vale a pena conferir o site da Kawasaki, onde pode conferir mais sobre a moto e sobre suas condições de pagamento e promoções que podem estar disponíveis.
Ficha Técnica da Ninja ZX-10R 2024
Confira a seguir os dados técnicos da moto, podendo ficar por dentro de suas especificações e capacidades, além de servir como uma forma de comparação com outros modelos disponíveis:
Motor
| Tipo | Tetra cilíndrico |
| Refrigeração | Arrefecimento liquido |
| Ciclos | 4 tempos |
| Cilindradas | 998 cc |
| Potência máxima | 203 cavalos vapor a 13.200 rpm |
| Potência máxima com Ram Air | 213 cavalos vapor a 13.200 rpm |
| Torque máximo | 11,7 kgf.m a 11.400 rpm |
| Gasolina | Gasolina Premium |
| Sistema de combustível | Injeção eletrônica ø47 milímetros x 4 com injeção dupla |
| Sistema de válvulas | DOHC com 16 válvulas |
| Diâmetro x curso | 76,0 x 55,0 mm |
| Taxa de compressão | 13,0:1 |
| Velocidade máxima | 318 km/h |
| Consumo | 12,5 km/l |
Transmissão
| Câmbio | 6 marchas |
| Lubrificação | Lubrificação forçada com cárter úmido e resfriador de óleo a ar |
| Embreagem | Multidisco banhado a óleo |
| Sistema de acionamento | Corrente |
| Ignição | Digital |
| Partida | Elétrica |
Chassi
| Tipo | Longarina dupla, com alumínio fundido |
Suspensão
| Suspensão traseira | Back-Link horizontal, com amortecedor a gás BFRC lite, e reservatório piggyback. compressão, retorno e a pré carga da mola ajustáveis, e molas do tipo “top-out” |
| Suspensão dianteira | Garfo telescópico invertido, com câmara de compresso externa, amortecimento de retorno, compressão e pré carga da mola ajustável, e molas do tipo “top-out” |
Rodas
| Pneu dianteiro | 120/70 mm |
| Aro | 17 polegadas |
| Pneu traseiro | 190/55 mm |
| Aro | 17 polegadas |
| Curso da roda dianteira | 120 milímetros |
| Curso da roda traseira | 115 milímetros |
| Caster (rake) | 25,0° |
| Trail | 105 mm |
| Ângulo de esterçamento (Esq/Dir) | 27° / 27° |
Freios
| Freio dianteiro | Disco duplo semiflutuante de ø330 mm, marca Brembo |
| Pinça dianteira | Montagem radial dupla, com monobloco Brembo M50 e 4 pistões opostos |
| Freio traseiro | Disco simples de ø220 mm |
| Pinça traseira | Pinça com pistão simples de pino deslizante |
Dimensões
| Altura | 1185 mm |
| Comprimento | 2085 mm |
| Largura | 750 mm |
| Altura mínima do chão | 135 mm |
| Altura do banco | 835 mm |
| Peso total | 207 kg |
| Tanque de combustível | 17 litros |
Minha Opinião
“Para quem quer uma moto esportiva de 4 cilindros, ela é uma grande referência do mercado. Estamos falando de uma moto tecnológica e de alto desempenho, é uma moto para poucos, não só em questão de valor, mas também para saber domar esse monstro é de 2 rodas.”
O que você achou da Ninja ZX-10R? É uma moto esportiva de respeito ou não? Compartilhe sua opinião sobre o modelo!
E para quem gosta de ficar por dentro das novidades e lançamentos do mercado automobilístico e motociclístico, não deixe de conhecer o site Agora Motor ou nossa Tabela Fipe, onde estamos trazendo diversos conteúdos todos os dias.
Perguntas Frequentes
Qual o preço da Kawasaki Ninja ZX-10R 2024?
Atualmente a nova Ninja ZX-10R está saindo a partir de R$ 118.190,00 + o frete.
Qual o consumo da Ninja ZX-10R?
Por ser uma moto de alto desempenho, sua média de consumo acaba sendo mais elevada. Seu consumo pode ficar na cada de 10 a 13 km/l, além de contar com um tanque de 17 litros. Seu consumo irá variar muito com a pilotagem, velocidade, dentre outros fatores que podem gerar maior ou menor economia.
