BYD responde Anfavea após a “invasão chinesa” no Brasil!
A montadora chinesa BYD se manifestou em resposta aos comentários da Anfavea sobre a possível volta do imposto de importação para carros elétricos no Brasil.
A empresa criticou o posicionamento da entidade que representa os fabricantes locais e afirmou não acreditar que o governo federal tenha feito um anúncio nesse sentido.
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BYD responde Anfavea após a “invasão chinesa” no Brasil
A informação foi divulgada pela Reuters, que entrevistou Alexandre Baldy, conselheiro especial e porta-voz da BYD no Brasil. Baldy condenou a manifestação da Anfavea sobre um tema que ainda não está decidido e criticou a posição contrária à entrada de veículos elétricos, que ajudariam o setor a cumprir as metas ambientais.
“É descabido imaginar que o presidente de uma entidade dessa envergadura (Anfavea) possa colocar palavras na agenda de um governo que lutou tanto para trazer a COP 30 para o Brasil e dizer que vai haver uma taxação de carros elétricos que visam justamente contribuir para a proteção ao meio ambiente”, afirmou Baldy.

O porta-voz da BYD ressaltou que a empresa mantém diálogo com o governo e que ainda não há uma posição definitiva sobre o retorno do imposto de importação para veículos elétricos.
O tema do imposto ganhou destaque na semana passada, quando a Anfavea afirmou que o governo federal deve anunciar o fim da isenção ainda neste mês. De acordo com a entidade, a principal razão seria a invasão de veículos elétricos chineses.
Em resposta, a BYD reforçou que não há uma definição sobre a volta do imposto e que as negociações são conduzidas diretamente com o governo. A empresa destacou seu interesse em trazer altos investimentos para o Brasil e produzir seus modelos no país.
Além disso, Alexandre Baldy confirmou que a vice-presidente da BYD Stella Li e o fundador e presidente da empresa, Wang Chuanfu, visitarão o Brasil em outubro para celebrar a construção da fábrica de veículos elétricos e baterias em Camaçari (BA).
Com um investimento previsto de R$ 3 bilhões, o complexo terá como objetivo produzir carros elétricos, híbridos plug-in e baterias. A meta inicial é fabricar 150.000 unidades por ano para atender principalmente ao mercado interno e também servir como hub para outros países da América Latina.
No mês de agosto, as vendas de carros elétricos alcançaram números recordes no Brasil. A BYD se destacou no segmento de veículos elétricos com baterias (BEVs), emplacando os três modelos mais vendidos. Foram 656 unidades da BYD emplacadas, seis vezes mais do que a segunda colocada, de acordo com dados divulgados pela ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico.
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