Como ler um pneu: aprenda como funciona suas medidas!
Percebe essas inscrições na lateral do pneu? São várias abreviações que fornecem informações muito importantes sobre ele.
Além do nome do modelo do pneu, há uma série de números que informam sobre o índice de carga, a classificação de velocidade, o tamanho do pneu, a estrutura e outras informações relevantes.
Guia do Conteúdo
Entenda as abreviações na lateral do pneu e saiba mais sobre suas características

Por qual motivo essas identificações são tão relevantes? Ao realizar a substituição do pneu, essa informação se torna imprescindível.
Todos os condutores desejam manter a segurança e o desempenho ideal ao adquirir novos pneus; compreender as marcações presentes na lateral do pneu é uma forma eficaz de alcançar esse objetivo.
Como exemplo, vamos começar com a seguinte sequência de marcações do pneu: 225/45 R 18 95 H, na ordem, vamos saber o que cada letra significa:
Largura do pneu
O primeiro número a aparecer na sequência é “225”. Este número é a largura nominal do pneu (em milímetros) de uma parede lateral para a outra.
Altura do pneu
Após a barra, o próximo número na sequência é “45”. Esse número é a altura do pneu em percentual, representa uma porcentagem da largura do pneu. Calculamos esse número dividindo a altura da seção do pneu pela largura da seção do pneu.
Portanto, se um pneu tiver uma proporção de 45, isso significa que a altura do pneu é 45% de sua largura.
Construção
A seguir, em nossa série sobre marcações no pneu, há uma letra em vez de um número. Esta letra indica o tipo de construção usada na carcaça do pneu, que em nosso exemplo é “R” para construção radial. Outros exemplos são “B” ou “D” para construção diagonal.
Os pneus radiais são hoje os pneus mais comuns na estrada. Eles são chamados de radiais porque as fibras/cordões internos do pneu são orientados em uma direção radial, de um lado para outro no talão, perpendicularmente à direção de rotação do pneu.
Diâmetro
O número “18” em nosso exemplo, representa o diâmetro do aro da roda em polegadas.
Índice de carga
O número que aparece depois do tamanho do aro indica o índice de carga do pneu. Por exemplo, se o código for “95”, significa que este pneu pode suportar uma carga máxima quando cheio.
Os pneus de carros de passeio têm índices de carga que variam de 75 a 105 e cada número corresponde a uma capacidade específica. Para saber a capacidade de carga exata para cada número, basta consultar uma tabela de índice de carga presente na documentação do veículo ou pneu.
Índice de velocidade
Por fim, vamos falar sobre a classificação da velocidade dos pneus. Existem letras que variam de A a Z para representar essa classificação. Cada letra indica a velocidade máxima que o pneu pode suportar, levando em consideração a capacidade de carga recomendada.
No nosso exemplo, a letra “H” significa que o pneu suporta uma velocidade máxima de 209 km/h (130 mph). É importante lembrar que, mesmo que o pneu seja capaz de suportar essa velocidade, é fundamental que os motoristas respeitem os limites legais de velocidade.
Marcações adicionais
Após essa sequência de informações, pode haver outras letras ou símbolos. No nosso exemplo, eles indicam o seguinte:
- Pneu autônomo com tecnologia “Run Flat”;
- Equipamento original Mercedes;
- Adequado para condições com lama e neve;
- Atende às normas de segurança de veículos a motor do Departamento de Transporte;
- Semana da Fabricação;
- Ano de Fabricação.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!
