Volvo EX30: vale a pena comprar?
Começou a pré-venda do Volvo EX30 e o mercado está bastante interessado na novidade. Isso porque, além de ser um SUV elétrico, os preços estão abaixo do esperado para um carro de marca premium, como a fabricante sueca, que concorre nessa categoria.
A versão de entrada Core E40 começa em R$ 219.950, tornando-se o modelo premium mais acessível em sua classe, entre os utilitários esportivos que não usam combustível.
Guia do Conteúdo
Volvo EX30: SUV elétrico com preços acessíveis na pré-venda brasileira
Isso gerou dúvidas sobre as áreas em que o Volvo EX30 se destaca e onde fica atrás em relação à concorrência. Em primeiro lugar, quem são seus verdadeiros concorrentes? A maioria das pessoas que estão pensando em comprar um carro se baseiam no quanto precisam gastar.

Assim, os competidores começam a surgir automaticamente. Nem todos eles são elétricos e nem todos são SUVs. No entanto, o tipo de carroceria é um fator importante para determinar o perfil do comprador – por isso, selecionamos apenas os SUVs disponíveis no Brasil.
São eles: JAC E-JS4 (R$ 229.900), Jeep Compass Limited T270 (R$ 215.890), Toyota Corolla Cross XRX Hybrid (R$ 210.990), Peugeot e-2008 (que já é um pouco mais caro, por R$ 259.990, ou R$ 219.990 pela compra online), Ford Territory (R$ 209.900), Chevrolet Equinox (R$ 217.990), Volkswagen Taos Highline (R$ 212.480), Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid (R$ 239.990) e GWM Haval H6 HEV (R$ 214 mil).
Análise Comparativa: Como o Volvo EX30 se compara com seus concorrentes no mercado de veículos elétricos?
Como será feita a comparação? Para cada critério, iremos analisar quais concorrentes são superiores ao Volvo EX30 e destacar onde a novidade se destaca.
Os tópicos serão baseados nos interesses do mercado, incluindo: reputação da marca, equipamentos e segurança, espaço interno, consumo de energia, autonomia, desempenho e oferta de carregadores (considerando apenas os veículos elétricos).
O design, por ser mais subjetivo, não será considerado. Sem mais delongas, vamos começar a análise comparativa.
Equipamentos e segurança
Assim como um veículo premium de qualidade, este carro vem equipado com uma série de recursos excelentes. Ele apresenta a tecnologia Safe Space, que emite alertas quando as portas são abertas perto de ciclistas ou motociclistas. Além disso, possui um novo sistema avançado de alerta para o motorista.
Sistemas avançados de segurança em veículos: detectando sinais de distração e fadiga do motorista
O veículo possui um sensor que é capaz de identificar os movimentos do rosto e dos olhos do motorista cerca de 13 vezes por segundo. Com isso, é possível detectar sinais de distração, sonolência ou desatenção, mesmo que o próprio condutor não perceba.

Além disso, há um detector de ciclistas que avisa antes da abertura das portas e um sensor que identifica o estado de fadiga do motorista, alertando-o para a necessidade de descanso.
Embora haja diferenças entre um e outro (e vice-versa), o GWM Haval H6 HEV é o veículo que mais se assemelha ao Volvo e supera em termos de recursos, como os listados abaixo: Continua após a publicidade.
Recursos de segurança e tecnologia avançada: conheça o novo carro com atualização via nuvem
O carro possui uma série de recursos de segurança, como sete airbags, além de tecnologia de atualização de software via nuvem. O sistema multimídia é completo, com uma tela tátil de 12,3 polegadas e um painel digital de 10,2 polegadas.
Também conta com controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, controle de velocidade em descidas e bancos revestidos em couro. O ar-condicionado digital tem duas zonas de temperatura e há um seletor de modos de condução (Normal, Eco, Sport e Neve).
O freio de estacionamento é elétrico e há sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além de uma câmera com visão em 360 graus e um porta-malas com acionamento elétrico.

SUV chinês H6 oferece conjunto completo de recursos de segurança
Em termos de segurança, o SUV chinês oferece um conjunto completo de recursos, incluindo alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, assistente para manter-se na faixa de rodagem, leitura de placas de trânsito e alerta para tráfego cruzado na parte traseira do veículo.

Além disso, o H6 pode alertar sobre a aproximação de outros veículos antes de os ocupantes saírem do carro, e também pode realizar manobras de marcha a ré de forma autônoma por até 50 metros, repetindo o trajeto anterior se o motorista precisar voltar em uma rua estreita.
Volvo fica atrás dos concorrentes em espaço interno e dimensões
O Volvo fica atrás dos seus concorrentes em quase todos os aspectos. As dimensões internas do carro são semelhantes às de um hatch compacto (4,23 metros de comprimento, 1,83 metros de largura e 2,65 metros de distância entre os eixos).

Isso significa que ele não é tão bom quanto um SUV médio em termos de espaço. Por exemplo, o Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid tem até sete lugares.
Comparando a eficiência do Volvo com outros carros elétricos no Brasil
O Volvo tem uma capacidade de percorrer até 344 km sem precisar recarregar. No entanto, na estrada, sua eficiência é menor em comparação com outros carros elétricos, devido à bateria não ser tão eficiente quando não há frenagens frequentes.
Entre os carros totalmente elétricos, o Volvo perde para o Peugeot e-2008, que possui uma autonomia de 406 km, e o JAC E-JS4, que é o campeão em distância percorrida sem usar combustível algum, com 420 km.
Porém, devido à falta de carregadores rápidos em alguns lugares, o Volvo não é a melhor opção para viagens longas.
Para aqueles que adoram pegar a estrada, o GWM Haval H6 HEV é a escolha ideal, com uma autonomia de 1.518 km. Mas o Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid também merece destaque, com uma autonomia de 1.210 km.
Desempenho
O SUV elétrico recém-lançado pela Volvo possui uma potência de 272 cv e 35 kgfm de torque, além de tração traseira. Com essa configuração, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, tornando-se uma opção atraente para quem gosta de velocidade ao dirigir.
Na comparação com outros modelos, o Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid é o que mais se aproxima, alcançando a mesma velocidade em 6,7 segundos graças ao seu motor de 316 cv e 56,6 kgfm de torque – números igualmente impressionantes.

Oferta de carregadores (apenas entre os elétricos e plug-ins)
Quem comprar o Volvo EX30 na pré-venda receberá como brinde um carregador wallbox de 11 kWh e um cabo ultracharger com 4,4 kWh em tomada aterrada. Além disso, ao adquirir um dos modelos elétricos, também serão oferecidos equipamentos de recarga.
Isso faz com que o Volvo saia na frente em relação ao JAC, Peugeot e Chery, que oferecem apenas um carregador portátil junto com a compra do veículo.
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