Carros híbridos e elétricos que mais desvalorizaram no mercado!
O mercado de carros seminovos no Brasil apresentou uma desvalorização média de 8,5% no último ano, considerando o período de agosto de 2022 a agosto deste ano. No entanto, essa queda no valor não afetou da mesma forma os proprietários de carros híbridos e elétricos.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Mobiauto, uma das principais empresas do setor automotivo e um dos maiores marketplaces de carros usados do país, os modelos eletrificados tiveram uma desvalorização relativamente baixa. A pesquisa analisou os 25 modelos híbridos ou 100% elétricos mais populares, dos anos/modelos 2021 e 2022, com maior volume de anúncios e acessos de interesse de compra.
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Carros híbrido e elétricos que mais desvalorizaram
Os resultados mostraram que, em média, os carros híbridos perderam apenas 8,78% do seu valor no período pesquisado. Isso significa que eles praticamente empataram com a média de desvalorização do mercado global. Essa constatação vai contra a crença popular de que os carros importados e de luxo sofrem uma desvalorização mais acentuada.

Sant Clair de Castro Jr., economista, consultor automotivo e CEO da Mobiauto, comentou sobre os resultados da pesquisa. Ele ressaltou que os carros híbridos estão cada vez mais presentes no dia a dia do mercado brasileiro e que isso é evidenciado pela baixa taxa de desvalorização desses veículos em comparação com o mercado geral.
No entanto, o executivo alerta que a pesquisa foi realizada apenas com carros seminovos, que ainda estão dentro do período de garantia. Ele prevê que, nos próximos anos, essa situação pode mudar. Quando os carros híbridos de 2021 e 2022 estiverem fora da garantia, os futuros compradores podem ter receio devido ao custo de manutenção. Isso se deve à complexidade da eletrônica presente nos carros híbridos, que utiliza módulos para gerenciar a propulsão do motor a combustão e do motor elétrico. Essa complexidade pode resultar em custos elevados no futuro.

Já os carros elétricos puros tiveram uma desvalorização maior, chegando a 16,28%. No entanto, Sant Clair aposta em um movimento inverso no futuro. Segundo ele, devido à simplicidade de manutenção desses veículos, as cotações dos elétricos puros tendem a se manter quando estiverem mais velhos. Atualmente, o baixo desempenho dos modelos 100% elétricos pode ser atribuído a dois fatores: o uso restrito desses veículos nos grandes centros urbanos, devido à falta de infraestrutura adequada, e a chegada recente de modelos chineses que balizaram o segmento de preços dos carros zero km.
No caso dos carros importados de alto luxo, a situação é mais complexa. Segundo Castro Jr., o segmento de elétricos de altíssimo luxo ainda está em desenvolvimento no Brasil e, por isso, apresenta resultados variados. Cada modelo possui suas particularidades e a análise deve ser feita caso a caso.
Apesar da desvalorização, tanto dos carros híbridos quanto dos elétricos, é importante ressaltar que esses veículos representam uma alternativa sustentável e tecnológica para o futuro da mobilidade no país.
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