Trancar a faixa é tão perigoso quanto um motorista apressado!

Se você costuma dirigir com frequência em estradas ou em meio ao trânsito das grandes cidades, é bem provável que enfrente diariamente situações que testem a sua paciência e habilidade como motorista, como trancar a faixa.

Os perigos de trancar a faixa na faixa de ultrapassagem!

Uma das situações mais corriqueiras é o tráfego de veículos que circulam em baixa velocidade na faixa da esquerda, conhecida como faixa de ultrapassagem. Embora o senso comum tenda a culpar os motoristas apressados pelos problemas nas estradas, os condutores que dirigem lentamente na pista da esquerda também podem representar graves riscos.

Trancar a faixa é tão perigoso quanto um motorista apressado!
O trânsito lento – Fonte/Reprodução: original.

Um dos maiores desafios enfrentados no trânsito é a presença de veículos que circulam devagar na faixa da esquerda, o que pode resultar em congestionamentos e atrasos. Isso aumenta a tensão dos motoristas e pode até causar acidentes.

Quando um motorista se recusa a ceder a faixa da esquerda para ultrapassagem e continua a andar abaixo da velocidade permitida, ele acaba criando um engarrafamento de carros atrás de si.

Um outro obstáculo é que, quando as pessoas estão apressadas, elas precisam mudar de faixa para se deslocar mais rápido, o que pode levar a movimentos perigosos de zigue-zague e provocar muitos acidentes envolvendo motocicletas.

Trancar a faixa por andar lento, é infração de trânsito!

Segundo o advogado, escritor e membro do Conselho Nacional de Trânsito, Marco Fabrício Vieira, de acordo com as leis de trânsito no Brasil, os veículos que trafegam mais devagar devem utilizar as faixas mais à direita e deixar a faixa esquerda livre.

Trancar a faixa por andar lento, é infração de trânsito!
Multa por trancar a faixa – Fonte/Reprodução: original.

O especialista afirma que mesmo quem está dirigindo na velocidade permitida para a via deve ceder a faixa da esquerda para outros veículos que precisam ultrapassar.

A violação estipulada é de gravidade média, implicando em uma penalidade de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos na ficha da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Da mesma forma, o motorista que ultrapassar pela direita para fazer retorno à esquerda também está sujeito à mesma infração.

Quando uma via possui múltiplas faixas de tráfego no mesmo sentido, as faixas da direita são reservadas para veículos maiores e mais lentos, a menos que haja uma faixa exclusiva para eles. Por outro lado, as faixas da esquerda são utilizadas para ultrapassagem e deslocamento de veículos mais velozes. Essa explicação foi dada por Marco Fabrício Vieira.

Marco Fabrício sugere que o carro que estiver mais devagar se mova para a direita sem acelerar, para tornar mais fácil a ultrapassagem. É permitido ao veículo em maior velocidade pedir passagem através de breves intervalos de luz alta. Da mesma forma, é permitido dar um toque leve na buzina, desde que o carro esteja circulando fora de áreas urbanas.

“Já a utilização da luz de indicação de direção serve para indicar mudança de faixa. Logo, para solicitação de passagem na mesma faixa, embora seja comum, a seta é dispensável pela legislação de trânsito”, diz o especialista.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) sugere que a faixa da esquerda seja liberada imediatamente para a ultrapassagem de veículos mais velozes, sob risco de ser punido por uma infração de natureza média.

Não confronte um motorista que trancar a faixa!

Fundador da entidade de vítimas de trânsito Trânsito Amigo, Rodolfo Rizzotto explica que, mesmo que em baixa velocidade, quem anda em descompasso com as normas da via pode causar acidentes.

Contudo, assim como o condutor que ocupa a pista está equivocado, aquele que usa a buzina para amedrontá-lo também está errado. Não é responsabilidade do motorista ser um juiz dos demais. Deve-se fazer sinalizações, mas nunca pressionar, já que isso pode gerar tensão no trânsito e aumentar as chances de acidentes, adverte.

De acordo com Rizzotto, a chave é encarar o trânsito como um ambiente familiar, e não apenas como uma fila de veículos. “Não importa quem seja o prejudicado, se está correto ou não, uma família irá sofrer se alguém se ferir.”

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Fiat Cronos Precision 2026 surpreende: cinco motivos que podem te convencer a comprar

O Fiat Cronos Precision 2026 chega reafirmando o compromisso da marca italiana em oferecer um…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Dolphin 2026 surpreende com item inédito e visual repaginado

O Dolphin 2026 chega com mudanças importantes que mostram a evolução da BYD no segmento…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Honda PCX 2026 chega com novidades, preço atualizado e ficha técnica completa

A nova Honda PCX 2026 chega ao mercado brasileiro mantendo o posto de scooter mais…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Corolla 2026 apresentado cheio de novidades e com versão de até 400 cv

O Toyota Corolla está prestes a entrar em uma nova fase tecnológica e de desempenho….

Gabriel Schmoller
Notícias 5 marcas de carros que o Brasil sente falta e deveriam voltar logo

O Brasil é um dos maiores mercados automotivos do mundo e, mesmo com a chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário