General Motors inventa cintos de segurança aquecidos e ventilados!

A General Motors (GM) está inovando mais uma vez no setor automotivo. A montadora registrou recentemente uma patente para tornar realidade os cintos de segurança aquecidos e ventilados, utilizando o método KISS (Keep It Simple, Stupid) ou seja, mantendo a simplicidade.

Essa nova tecnologia promete proporcionar ainda mais conforto aos passageiros durante suas viagens de carro.

Embora os cintos de segurança aquecidos não sejam uma ideia completamente nova, nossa investigação revelou que a Ford foi a primeira a registrar um pedido de patente para esse tipo de cinto, utilizando elementos de aquecimento tecidos no próprio tecido.

Cintos aquecidos e ventilados.
Cintos aquecidos e ventilados. Foto: Divulgação

Posteriormente, a Tesla também apresentou um pedido de patente para um sistema que utilizava líquido aquecido, podendo ser bombeado para qualquer formato de recipiente, inclusive um cinto. Mais recentemente, a ZF desenvolveu o Heat Belt, baseado no mesmo princípio da patente da Ford.

No entanto, a patente da GM traz uma solução ainda mais simples e elegante. A montadora pretende utilizar o sistema de ar-condicionado ou controle climático já existente nos veículos para criar um sistema de conforto térmico desejável para os passageiros. De acordo com o pedido de patente, os veículos operam em temperaturas que variam de -18 °C a mais de 38 °C, tornando o gerenciamento térmico uma questão fundamental.

A solução térmica proposta pela GM consiste em um sistema de controle climático convencional, juntamente com cintos de segurança equipados com uma manga porosa conectada a esse sistema. Além disso, a montadora menciona a possibilidade de incluir assentos e encostos aquecidos/ventilados para um conforto ainda maior.

Independentemente da temperatura escolhida pelo ocupante, o ar será direcionado para a manga porosa através do sistema de controle climático. Dessa forma, além de manter o interior do veículo em uma temperatura definida, os passageiros também terão contato direto com um cinto de segurança quente ou frio, proporcionando uma sensação ainda mais agradável.

A utilização da manga porosa também soluciona críticas feitas a invenções anteriores que propunham o uso de elementos de aquecimento ou líquidos aquecidos nos cintos de segurança.

Essas soluções aqueceriam apenas partes específicas do corpo, como o peito e o colo cobertos pelo cinto. Por outro lado, o ar aquecido proveniente da manga porosa cobrirá uma área corporal maior. Vale ressaltar que o sistema da GM também é capaz de fornecer ar frio, garantindo maior versatilidade aos passageiros.

Os esboços da patente revelam que o controle climático estará permanentemente conectado à manga porosa, sem interferir na fivela do cinto. A implementação dessa tecnologia pode representar um desafio para a montadora, que precisará encontrar um fornecedor disposto a produzir esses novos cintos de segurança em grande escala.

Outra opção seria a GM fabricar esses cintos internamente, mas provavelmente isso seria viável apenas para modelos de última geração, como o Cadillac Escalade e seu futuro rival Rolls-Royce, o Celestiq.

Com essa inovação, a GM reforça seu compromisso em oferecer aos consumidores soluções de segurança e conforto cada vez mais avançadas. Agora, é aguardar para ver quando esses cintos de segurança aquecidos e ventilados estarão disponíveis nos veículos da montadora, proporcionando uma experiência única e agradável aos passageiros.

E o que você achou dessa ideia? Gostaria de ter cintos de segurança aquecidos ou ventilados no seu carro? Comente para nós nos comentários!

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Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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