BMW Série 5 agora será eletrificado com motor híbrido plug-in de quase 500 cv!

O lançamento do novo BMW Série 5 Sedã trouxe consigo uma gama completa de tecnologia de condução eletrificada.

Poucas semanas após a estreia do BMW i5 totalmente elétrico e das variantes com motor a combustão equipadas exclusivamente com a tecnologia mild hybrid de 48 volts, dois modelos híbridos plug-in serão lançados em novembro de 2023. O BMW 530e Sedã e o BMW 550e xDrive já estão disponíveis para encomenda na Alemanha.

A oitava geração deste sedã executivo de sucesso global se destaca pelos modelos híbridos plug-in, que oferecem uma entrega de potência extremamente rápida, maior eficiência e autonomia elétrica significativamente ampliada. Ambos os modelos contam com a mais recente tecnologia BMW eDrive para sistemas híbridos plug-in.

BMW Série 5 eletrificada.
BMW Série 5 agora terá motor híbrido. Foto: Divulgação

No caso do BMW 530e Sedã, essa tecnologia é combinada com um motor a gasolina de seis cilindros em linha da mais recente geração modular Efficient Dynamics do BMW Group.

A unidade de acionamento altamente integrada desses modelos é composta pelo motor elétrico especialmente desenvolvido para o sistema híbrido, que está integrado à transmissão Steptronic Sport de 8 velocidades, juntamente com sua eletrônica de potência. Essa combinação garante uma eficiência excepcional e contribui com até 145 kW/197 cv (BMW 550e Sedã) ou 135 kW/184 cv (BMW 530e Sedã) para a potência máxima do sistema desses dois sedãs híbridos plug-in.

Em conjunto com o motor a gasolina de seis cilindros em linha de 3,0 litros do novo BMW 550e xDrive Sedã, a tecnologia BMW eDrive gera uma potência do sistema de até 360 kW/489 cv e um torque máximo do sistema de 71,3 kgf.m.

Esse sistema híbrido plug-in transmite sua potência para as rodas por meio da tração integral inteligente BMW xDrive, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos. A velocidade máxima do BMW 550e xDrive Sedã é limitada eletronicamente a 250 km/h, enquanto no modo puramente elétrico é possível atingir uma velocidade máxima de 140 km/h.

Já o novo BMW 530e Sedã é equipado com um motor a gasolina de quatro cilindros em linha de 2,0 litros com tecnologia BMW TwinPower Turbo. Combinado com a unidade e-drive altamente integrada, esse motor gera uma potência máxima do sistema de 220 kW/299 cv e um torque máximo do sistema de 45,8 kgf.m. O BMW 530e Sedã acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 230 km/h, podendo alcançar até 140 km/h no modo totalmente elétrico.

Os novos modelos híbridos plug-in da BMW oferecem maior autonomia e alta agilidade graças a tecnologias inovadoras. Uma dessas inovações patenteadas é a pré-transmissão, que aumenta o torque do motor elétrico de até 28,5 kgf.m para até 45,8 kgf.m. Essa pré-transmissão é aplicada à entrada da transmissão, permitindo que o motor elétrico compacto gere um torque adicional, proporcionando uma aceleração mais rápida e eficiente.

A autonomia elétrica dos novos modelos varia entre 83 e 90 quilômetros (WLTP) para o BMW 550e xDrive Sedã e entre 93 e 103 quilômetros (WLTP) para o BMW 530e Sedã. Isso significa que é possível fazer deslocamentos mais longos sem produzir emissões locais.

A excelente autonomia elétrica desses modelos também se deve às suas propriedades aerodinâmicas, com painéis especiais e elementos de deflexão de ar que contribuem para uma estrutura otimizada da carroceria e reduzem a resistência ao ar. Além disso, a parte inferior da carroceria foi especialmente projetada para melhorar a aerodinâmica, reduzindo ainda mais as emissões de CO2 e aumentando a autonomia elétrica em até dez quilômetros.

Durante a condução, os modelos híbridos plug-in contam com a recuperação adaptativa, que permite recuperar energia elétrica durante as fases de ultrapassagem e frenagem. Graças à rede inteligente, o sistema de controle de direção utiliza dados de navegação e informações dos sensores dos sistemas de assistência ao motorista para ajustar a quantidade de energia recuperada de acordo com a situação de trânsito.

A disposição da bateria de alta tensão de íons de lítio na parte inferior da carroceria proporciona benefícios em termos de centro de gravidade do veículo e espaço no compartimento de bagagem. Os modelos híbridos plug-in oferecem um volume de armazenamento de 520 litros, o mesmo das variantes com motor a combustão.

A bateria de alta tensão tem uma capacidade utilizável de até 19,4 kWh e pode ser carregada de 0 a 100% em apenas 3 horas e 15 minutos, graças ao aumento da potência máxima de carregamento para 7,4 kW. Em uma tomada doméstica convencional, o tempo de carregamento é de 11 horas e 45 minutos.

Além disso, tanto o novo BMW 530e Sedã quanto o novo BMW 550e xDrive Sedã vêm com uma ampla gama de equipamentos padrão e destaques exclusivos. Ambos os modelos incluem rodas de liga leve de 19 polegadas e o sistema BMW IconicSounds Electric, que proporciona uma experiência sonora única no modo puramente elétrico. Os sons transparentes e esféricos foram desenvolvidos em colaboração com o renomado compositor de música cinematográfica Hans Zimmer.

O BMW 550e xDrive Sedã também vem com o Adaptive Chassis Professional como equipamento padrão, que inclui amortecedores controlados eletronicamente, suspensão rebaixada e Direção Ativa Integral. Essas características tornam as manobras mais confortáveis, aumentam a agilidade em velocidades médias e transmitem confiança nas mudanças de faixa e curvas em velocidades mais altas.

O equipamento de iluminação ambiente inclui a BMW Interaction Bar, que combina funcionalidade moderna e design fascinante. Essa unidade funcional retroiluminada, com uma estrutura de superfície cristalina, se estende por todo o painel de instrumentos e os painéis das portas, oferecendo controles sensíveis ao toque para a ventilação, ar-condicionado e luzes de emergência.

Os novos modelos híbridos plug-in do BMW Série 5 Sedã representam um avanço significativo na tecnologia de condução eletrificada. Com seu desempenho excepcional, autonomia ampliada e ampla gama de equipamentos padrão, esses sedãs prometem uma experiência de condução inovadora e sustentável.

Avalie esse artigo
Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Descontos surpreendentes: Peugeot 208 e 2008 para PCD podem chegar a R$ 30,7 mil

O mês de outubro de 2025 traz ótimas oportunidades para o público PCD interessado nos…

Gabriel Schmoller
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Notícias GWM Wey 07: SUV de luxo híbrido chega com 517 cv e seis lugares

A GWM Brasil acaba de iniciar a pré-venda do Wey 07, seu SUV híbrido plug-in…

Gabriel Schmoller
Notícias Ram Dakota 2027é flagrada em teste: veja fotos

A tão aguardada Ram Dakota 2027 foi flagrada novamente em território brasileiro, desta vez com…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário