Carros elétricos com descontos, se tornam mais atrativos?
A Peugeot anunciou recentemente a segunda redução de preço do SUV elétrico e-2008, visando tornar o veículo mais acessível aos consumidores. Lançado por R$ 269.990 em novembro de 2022, o preço foi reduzido para R$ 219.990 em julho deste ano.
Agora, a montadora decidiu baixar ainda mais o valor, para R$ 199.990, mas com uma condição: o consumidor deve entregar um carro usado na troca. Caso contrário, o preço fica em R$ 209.990.

Não é apenas a Peugeot que está buscando atrair mais clientes para os carros elétricos. A Mini, que faz parte do grupo BMW, também está promovendo uma oferta especial para o Cooper SE. Lançado há um ano com preços a partir de R$ 253.990, o veículo agora pode ser encontrado por R$ 199.990. Além disso, a Mini já anunciou que no próximo ano será lançada uma nova geração do Cooper SE.
Essas reduções significativas de preços nos veículos elétricos estão relacionadas à chegada de dois compactos elétricos chineses ao mercado brasileiro: o BYD Dolphin e o GWM Ora 3. Ambos os modelos são comercializados por R$ 148,9 mil e oferecem mais espaço e autonomia do que concorrentes como o Renault Kwid E-Tech (R$ 139.990), JAC eJS1 (R$ 126 mil) e Caoa Chery iCar (R$ 119.990). Até mesmo esses três subcompactos, que também são produzidos na China, receberam descontos recentemente.
Uma pesquisa realizada pelo portal OLX revelou que o interesse por carros híbridos e elétricos está crescendo no Brasil. Cerca de quatro em cada dez entrevistados consideram comprar um veículo deste tipo. A classe A é a que mais se destaca nesse aspecto, com 58% dos entrevistados considerando a compra de um carro elétrico ou híbrido nos próximos meses.
Esse aumento de interesse pelos carros elétricos tem ajudado a mudar a imagem dos veículos chineses no mercado brasileiro, e esse fenômeno também é observado em nível global. Além das questões relacionadas aos preços mais baixos, os carros chineses estão se tornando mais competitivos em termos de qualidade e tecnologia, o que está impulsionando sua aceitação pelos consumidores.
No entanto, a competição no mercado de carros elétricos não se resume apenas aos preços mais baixos. Os fabricantes americanos, europeus, japoneses e sul-coreanos também estão se adaptando a essa nova realidade e buscando formas de investir na eletrificação de seus veículos. À medida que o mercado amadurece, é provável que os consumidores levem em consideração outros aspectos além da propulsão elétrica na hora de escolher um carro, assim como já ocorre com os veículos movidos a combustão.
No Brasil, a competição no segmento de carros elétricos será intensa nos próximos anos. Além dos modelos chineses BYD Dolphin e GWM Ora 3, as montadoras Stellantis, GM, Volkswagen, Honda e Toyota também estão investindo na produção de veículos híbridos e elétricos no país. Todos esses fabricantes terão que lidar com fornecedores em comum, o que pode influenciar no preço final dos produtos.
No entanto, essas mudanças devem ocorrer ao longo da próxima década. Por enquanto, é a vez dos veículos elétricos chineses ganharem cada vez mais espaço no mercado brasileiro.