Segundo o governador de MG, veículos elétricos podem roubar seu emprego!
Durante a abertura do encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado na tarde desta quinta-feira (19) em São Paulo, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), expressou sua preocupação com o uso de carros elétricos no Brasil, argumentando que isso pode ameaçar os empregos no país.
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Governador de Minas Gerais defende uso do etanol como alternativa aos carros elétricos no Brasil!
Em vez disso, ele defendeu o uso do etanol como uma alternativa viável para o futuro energético do Brasil.
Temos que lembrar que o carro elétrico é uma ameaça aos nossos empregos aqui. A transição para o carro elétrico envolve a importação de bateria que pouquíssimos países produzem. Envolve destruirmos milhões de empregos de uma cadeia produtiva que não vai ter mais sentido. Peças de motor a combustão, escapamentos, uma série de itens que não são utilizados no carro elétrico.
De acordo com Zema, os carros movidos a etanol são uma solução tão boa quanto, ou até melhor do que, os carros elétricos no Brasil.

O governador de Minas Gerais também destacou que muitas vezes a energia utilizada para carregar as baterias dos carros elétricos vem de fontes “sujas”, como as termelétricas.
“Precisamos mostrar que o Brasil já tem hoje uma frota considerável movida a um combustível renovável, onde o Estado de São Paulo é disparado o maior produtor de etanol. O Brasil não tem conseguido mostrar isso”, disse Zema.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), manifestou seu apoio ao uso do etanol no país. Ele destacou que, durante a crise do petróleo, a cana-de-açúcar foi a solução encontrada por meio do etanol. Tarcísio também comparou a planta de cana a uma bateria, evidenciando sua importância.
O que a Stellantis tem a dizer sobre!
A questão dos empregos já havia sido levantada pelo governador de Minas Gerais em encontro com representantes da Stellantis, há pouco mais de um mês na Itália.
Vale lembrar que na Europa, onde o carro elétrico avança com maior velocidade, tem gerado uma preocupação grande e uma incerteza para fornecedores, que vendem muitos componentes só para carros com motor a combustão. Esses fornecedores acabam vivendo grande incerteza com o fim do motor a combustão. Em Minas, o que estamos prevendo é o carro híbrido no primeiro momento, que tem o carro com motor a combustão mas já começa a usar também a energia elétrica. Isso dá garantias a centenas de fornecedores e milhares de empregos
Afirmou Zema em entrevista publicado na Itatiaia.
A Stellantis possui uma de suas maiores fábricas no mundo em Betim (MG), onde produz modelos da Fiat, além de motores. O grupo é um dos maiores defensores do uso do etanol como opção de descarbonização no mercado brasileiro e já apresentou diversas soluções híbridas que envolvem eletrificação e o combustível derivado da cana.
Governo de Minas Gerais firma acordo para construção de fábrica de carros elétricos e baterias
Embora tenha manifestado sua oposição ao carro elétrico, o governo de Minas Gerais firmou um acordo com a Bravo Motor Company em março deste ano. O acordo, que visa à construção de uma fábrica de carros elétricos e baterias, será instalado em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com uma notícia publicada no Diário do Comércio, o complexo tem um investimento previsto de R$ 25 bilhões, porém o início da produção está atrasado. Antes previsto para o último trimestre de 2023, a construção do complexo deve começar apenas no primeiro semestre de 2024.
Governo apresenta proposta de Programa Combustível do Futuro para incentivar uso de biocombustíveis no Brasil
O governo federal brasileiro está buscando incentivar o uso de biocombustíveis e, para isso, apresentou ao Congresso Nacional uma proposta de lei para criar o Programa Combustível do Futuro, com o objetivo de promover a utilização de combustíveis sustentáveis de baixo impacto ambiental.
O objetivo do Programa Combustível do Futuro é abordar várias questões para impulsionar a redução da emissão de carbono na matriz energética dos transportes, a industrialização do país e o aumento da eficiência energética dos veículos.
O programa sugere uma integração entre a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), o Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística e o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE Veicular).
Avaliação de Ciclo de Vida: Estratégia para Redução de Emissões em Transportes
A estratégia a ser utilizada é a de realizar uma Avaliação de Ciclo de Vida completa dos combustíveis (desde a extração até o uso nos veículos) a fim de avaliar as emissões de diferentes fontes energéticas utilizadas nos meios de transporte, considerando as etapas de produção de energia, extração, fabricação e utilização do combustível.
Essa integração tem como objetivo reduzir as emissões de dióxido de carbono com o melhor equilíbrio entre custo e benefício.
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