Onde estão os meio milhão de carros fabricados no Brasil?
Sobre os carros fabricados no Brasil, de acordo com informações da Anfavea, as montadoras de carros no Brasil possuem uma capacidade de produção anual de 4,5 milhões de unidades.
Entretanto, devido à baixa demanda por modelos novos, somente 2,5 milhões de veículos são produzidos atualmente. Porém, a venda de carros para o mercado interno é de cerca de 2 milhões de unidades, o que significa que há cerca de 500 mil carros “sobrando”.
Guia do Conteúdo
Carros fabricados no Brasil excede demanda em 500 mil unidades!
Segundo o diretor da Jato Informações Automotivas, Milad Kalume, o que sobra da produção de veículos no Brasil é dividido entre o estoque e a exportação. E os países que mais importam nossos modelos estão na América Latina.

De acordo com Kalume, só até setembro de 2023, foram vendidas mais de 85 mil unidades de carros produzidos no Brasil no México, 68 mil na Argentina e mais de 18 mil no Chile até agosto. Até o momento, já há mais de 323 mil veículos brasileiros circulando em outros países.
Dentre os modelos que foram exportados, estão veículos que já são familiares ao público brasileiro, tais como o Renault Kwid, o Jeep Compass, o Toyota Etios e Corolla, a Volkswagen Saveiro e o Chevrolet Onix.
Argentina é responsável por 34% da exportação de carros de passeio do Brasil!
Uma informação curiosa é que, mesmo que o México importe mais carros, são os modelos mais caros que são enviados para a Argentina.

Este país é responsável por 34% da receita de exportação de carros de passeio do Brasil, seguido pelo México (25%), Colômbia (11%), Chile (5,7%) e Uruguai (5,5%). Essa proximidade entre os países é resultado dos acordos de livre comércio entre os países do Mercosul e também com o México.
Exportação de automóveis brasileiros diminui pela metade em 2018!
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, entre janeiro e setembro deste ano, houve uma exportação de automóveis que somou 3,3 bilhões de dólares, representando 1,3% do total de exportações.
Apesar de ser um número significativo, é importante ressaltar que é a metade do que foi registrado em 2017, que foi o melhor ano para o setor. Naquele período, foram exportadas 570 mil unidades através de nossos portos.
Exportações de veículos têm queda de 11,2% de janeiro a setembro de 2023, impactadas pela desaceleração dos mercados argentino e chileno
De janeiro a setembro de 2023, houve uma queda de 11,2% nas exportações de veículos em comparação com o mesmo período do ano anterior.
De acordo com a Anfavea, essa diminuição pode ser atribuída à desaceleração dos mercados argentino (-16%) e chileno (-10%) em setembro. Já no acumulado do ano, a Colômbia (-32%) e o Chile (-29%) foram os mercados que mais apresentaram queda.
Imposto PAIS na Argentina preocupa grandes fabricantes de carros brasileiros!
Os grandes fabricantes de carros no Brasil estão preocupados com a criação de um novo imposto na Argentina. O tributo, chamado de PAIS (Para uma Argentina Inclusiva e Solidária), possui uma taxa de 7,5% para produtos importados, incluindo automóveis produzidos no Brasil.
A implementação desse imposto já teve um impacto negativo na balança comercial entre os dois países. Como resultado, o México se tornou o principal mercado para os automóveis e comerciais leves brasileiros, superando a Argentina pela primeira vez na história do setor.
Crise financeira no país vizinho pode afetar vendas de automóveis no Brasil!
Devido à conjuntura de elevação dos preços e à crise financeira que assola o país vizinho, é provável que haja uma queda nas vendas de automóveis, o que pode ter consequências negativas para a indústria automobilística brasileira. Afinal, as exportações são relevantes para reduzir o número de veículos novos estacionados nas concessionárias.
De agosto a setembro, a quantidade de carros armazenados nas fábricas e lojas de automóveis no Brasil cresceu em 8%, passando de 244 mil para 265 mil. Esses veículos são aqueles que não são comercializados no país ou exportados, então permanecem nos pátios até que sejam destinados a algum fim.
Estoque de carros no Brasil é suficiente para 40 dias de vendas, segundo Anfavea
Segundo informações da Anfavea, essa quantidade de carros estocados seria capaz de suprir as vendas de veículos no país por 40 dias. Para efeito de comparação, em setembro de 2019, período anterior à pandemia, havia cerca de 348 mil carros estacionados nos pátios.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!
