Pesquisa revela que 60% gostariam de trocar de emprego por causa do trânsito!
Já fez uma estimativa de quanto tempo você passa no trânsito durante o dia e como isso pode afetar a qualidade de vida ou a produtividade no trabalho?
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou uma pesquisa sobre essas questões e mais de 50% dos brasileiros afirmaram que sim, já consideraram esses aspectos.
Guia do Conteúdo
Impactos do tempo gasto no trânsito na qualidade de vida e produtividade no trabalho, segundo pesquisa da CNI!
De acordo com o estudo, os brasileiros estão extremamente insatisfeitos com o tempo que passam no trânsito, a ponto de 62% das pessoas já terem considerado mudar de trabalho apenas para evitar esse problema. Além disso, 32% dos entrevistados disseram ter recusado uma oferta de emprego por causa do mesmo motivo.

Ao mesmo tempo, o IBGE divulgou que existem atualmente 8,6 milhões de desempregados no Brasil, enquanto uma pesquisa realizada pela CNI mostrou que o tempo gasto no trânsito prejudica o desempenho profissional de muitas pessoas.
Dos participantes da pesquisa, 60% afirmaram que já chegaram ao trabalho estressados devido ao trânsito enfrentado. Desses, 34% disseram que isso aconteceu com frequência, enquanto 60% se atrasaram, sendo que 24% dos entrevistados afirmaram que essa situação ocorreu frequentemente.
Deslocamentos diários consomem mais de uma hora de tempo de 36% dos brasileiros, aponta pesquisa da CNI!
De acordo com a pesquisa realizada pela CNI, 36% dos brasileiros dedicam mais de uma hora do seu dia em deslocamentos para o trabalho, estudo ou outras atividades. Além disso, para 8% da população, esse tempo é ainda maior, ultrapassando três horas diárias.
De acordo com a pesquisa, 29% dos entrevistados afirmaram que o tempo de deslocamento aumentou desde o início da pandemia. E a causa desse fenômeno também foi identificada: quase metade dos entrevistados admitiu que está usando mais o carro como meio de transporte.
- 27% estão usando mais carros de aplicativo;
- 22% estão usando mais o carro próprio.
Em contrapartida, 25% das pessoas afirmaram que começaram a usar menos o transporte público de ônibus, enquanto 7% optaram por não usá-lo mais.
Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros ainda trabalha em escritórios físicos!
Foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas em todo o país para a pesquisa. Destas, 88% disseram trabalhar em escritórios físicos, enquanto somente 6% e 5% trabalhavam em casa ou tinham um trabalho misto, respectivamente.
A Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, de São Paulo, também registrou o fato. Eles notaram que o tráfego na cidade está reduzido às segundas e sextas-feiras, dias em que as pessoas que trabalham em regime híbrido preferem trabalhar em casa.
Assim, nas terças, quartas e quintas-feiras, a lentidão média do tráfego em São Paulo aumentou 8,9% em 2023, em comparação com o ano anterior. Já nas segundas-feiras, esse aumento foi de apenas 3,8%, e nas sextas-feiras, houve até uma diminuição de 2,3%.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!