Qual o IPVA mais caro do Brasil? O valor irá te impressionar!

No estado de São Paulo, os proprietários de Porsche 918 Spyder lideram o ranking dos que pagam o maior valor de IPVA. Em 2023, três unidades do modelo do ano 2015 tiveram que desembolsar R$ 560.583. Se o veículo for um pouco mais antigo, de 2014, o imposto é um pouco menor, totalizando R$ 555.960. Com essas quantias, é possível quase adquirir um novo Porsche 718 Cayman básico.

Porsche 918 Spyder tem o IPVA mais caro do Brasil.
Porsche 918 Spyder tem o IPVA mais caro do Brasil.

Continuando a lista, o proprietário de um McLaren P1 de 2014 desembolsou R$ 458.861 de IPVA. Em seguida, há cinco unidades de outro McLaren Senna. Duas delas, fabricadas em 2019, tiveram que pagar R$ 355.235 pelo tributo. Os outros três proprietários de carros idênticos ficaram com R$ 344.578 a menos em suas contas. Com esse valor, é possível adquirir um novo Volvo XC40 P6 e ainda sobra dinheiro para a manutenção do veículo.

Como funciona o IPVA?

Enquanto São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais possuem as alíquotas de IPVA mais elevadas do país de 4%, Acre, Espírito Santo, Santa Catarina e Tocantins se destacam como os estados com as alíquotas mais baixas, que correspondem a 2%. Alguns estados baseiam a cobrança no tamanho do motor, como é o caso do Mato Grosso, que cobra 2% para carros com até 1.000 cm³ e 3% para os demais.

A distribuição do valor arrecadado com o IPVA é feita da seguinte forma: 40% para o estado, 40% para o município em que o veículo está registrado e os 20% restantes são destinados ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Contrariamente ao que muitos acreditam, o dinheiro do IPVA não é utilizado para a manutenção de ruas e sinalizações, mas sim para cobrir despesas administrativas, como folha de pagamento de servidores e aquisição de materiais para órgãos públicos.

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Um trânsito pesado – Fonte/Reprodução: original.

Os municípios são obrigados a investir pelo menos 6% do valor arrecadado em educação, conforme estabelecido por uma emenda constitucional. A taxa de IPVA varia de acordo com as regras de cada estado e corresponde a uma porcentagem do valor venal do veículo. Em São Paulo, um dos estados com a alíquota mais alta, a taxa é de 4%.

Cada estado possui critérios específicos para a cobrança do IPVA, levando em consideração o tipo de veículo. Em São Paulo, por exemplo, caminhões pagam 1% do valor venal determinado pela tabela Fipe, enquanto ônibus e micro-ônibus são tributados em 2%. Caminhonetes de cabine simples e motocicletas também têm uma alíquota de 2%, enquanto automóveis pagam a alíquota mais alta do país, correspondente a 4% do valor venal.

Existe isenção de IPVA?

Cada estado determina as condições para a isenção do IPVA. Por exemplo, em São Paulo, carros com mais de 20 anos de fabricação não precisam pagar o imposto, assim como taxistas e pessoas com deficiência. Em Santa Catarina, onde a alíquota é mais baixa, a isenção começa a partir dos 30 anos de produção. Em Minas Gerais, apenas carros de coleção, com mais de 30 anos e placa preta, são isentos do pagamento.

Outros estados, como Amapá, Rio Grande do Norte e Roraima, isentam carros mais recentes, a partir de 10 anos de produção. Em 13 estados, incluindo o Rio de Janeiro, o imposto não é mais cobrado após 15 anos de fabricação.

No estado de Alagoas, veículos produzidos até 31 de dezembro de 2002 são isentos do IPVA. Vale ressaltar que o não pagamento do IPVA pode resultar na impossibilidade de licenciar o veículo e no cadastro do proprietário no Cadin (Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados) do estado correspondente. Além disso, há o risco de apreensão do veículo em caso de fiscalização, resultando no pagamento retroativo do IPVA, custos de pátio, multa e pontos na CNH.

Conheça o Porsche 918 Spyder, o carro com o IPVA mais caro do Brasil!

O Porsche 918 Spyder é uma verdadeira obra-prima do mundo automobilístico. Este supercarro híbrido plug-in, produzido em uma edição extremamente limitada, marcou seu lugar na história como um dos veículos mais exclusivos e impressionantes já fabricados pela Porsche.

Equipado com um motor 4.6 V8 a gasolina de 616 cv de potência aliado a um conjunto de motores elétricos capazes de entregar 282 cv no total, o 918 Spyder é um superesportivo híbrido literalmente dos sonhos, capaz até de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos.

Com um sistema de propulsão híbrido que combina um poderoso motor V8 a combustão com dois motores elétricos, o 918 Spyder oferece um desempenho extraordinário, capaz de atingir 0 a 100 km/h em meros 2,5 segundos. Seu design futurista e suas portas estilo “asas de gaivota” conferem-lhe uma presença inegavelmente icônica.

Nova reforma pode impactar o IPVA?

O atual governo quer implementar uma nova forma de cobrança do IPVA, e como funcionaria isso? Segundo a proposta, o IPVA deve ser cobrado de acordo com o nível de eficiência energética, ou seja, quanto mais poluente for um carro, mais ele irá pagar.

Isso abre algumas questões que devem ser respondidas pelo governo ainda, pois se a gente pegar um superesportivo híbrido como exemplo, por mais que ele seja eletrificado, ainda acaba bebendo bastante, o que pode ser considerado um carro pouco eficiente energeticamente.

Mas, devemos aguardar por mais informações de como irá funcionar o novo IPVA, que deve ser aplicado no final do mandato. Ainda há questões para ser respondidas, como o que será um veículo pouco eficiente energeticamente para o governo, como irá funcionar as taxas, etc.

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Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
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