Atual Peugeot 2008 deixará de ser fabricado no Brasil e nova geração será importada!
O Citroën C3 Aircross, que será lançado em breve no mercado brasileiro, terá uma novidade sob o capô: o mesmo motor 1.0 turbo presente no Fiat Pulse. Essa informação foi revelada por fontes da indústria automotiva e promete gerar ainda mais expectativa em relação ao novo SUV.
Embora o volume de produção no primeiro mês seja pequeno, com apenas 30 unidades, essa quantidade deve aumentar gradualmente nos meses seguintes. Segundo informações de um jornal especializado, é esperado que em maio sejam produzidos quase 2.500 exemplares do C3 Aircross.
Com base nesses dados, podemos inferir que o lançamento oficial do modelo ocorrerá no segundo trimestre do próximo ano. Isso permitirá que as concessionárias tenham um estoque adequado para atender à demanda dos consumidores.
Além disso, de acordo com documentos internos da empresa, a previsão é de que sejam fabricadas pouco mais de 25 mil unidades do C3 Aircross até o final de 2024. Isso mostra a confiança da Citroën no potencial do novo SUV no mercado brasileiro.

A chegada desse novo produto também impactou o cronograma de produção do Peugeot 208. Entre fevereiro e abril, está previsto um aumento significativo na produção mensal do hatch, com mais de 20 mil unidades fabricadas nesse período.
No entanto, a publicação estrangeira também teve acesso a informações sobre a fábrica fluminense, onde são produzidos os Citroën C3 e C4 Cactus. Segundo esses dados, as últimas unidades do Peugeot 2008 brasileiro serão fabricadas em novembro, totalizando 605 exemplares.
É importante destacar que não há previsão de produção para o mês de dezembro. Por outro lado, o C3 Aircross terá suas linhas de montagem ativadas em outubro. Vale ressaltar que, no cronograma da fábrica, o SUV ainda é identificado pelo código de produto CC24.
A nova geração do Peugeot 2008 chegará ao Brasil com um visual atualizado. Apresentado na Europa em maio, o facelift traz melhorias significativas em relação à versão anterior lançada em 2015.
Com base na plataforma CMP, a mesma utilizada nos modelos 208, C3 e C3 Aircross, o novo SUV terá dimensões mais compatíveis com os veículos atuais. Com 4,30 metros de comprimento e uma distância entre-eixos de 2,60 metros (6 cm a mais), o modelo oferecerá mais espaço interno para os ocupantes e um porta-malas maior, passando de 355 litros para 434 litros.
Embora a motorização ainda seja um mistério, a expectativa é que o Peugeot 2008 adote o motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, que já equipa outros modelos da Stellantis, como o próprio Peugeot 208. Além disso, espera-se que o câmbio seja automático do tipo CVT.
Com todas essas novidades, é evidente que a Citroën e a Peugeot estão empenhadas em oferecer aos consumidores brasileiros veículos modernos, potentes e com design atualizado. Resta aguardar o lançamento oficial para conferir de perto todas essas inovações.