Veja a nova Honda Sahara 300 2024: Modelo está chegando em breve!

Uma das principais novidades da Sahara 300 é uma mudança importante em sua concepção. O antigo motor DOHC, com comando de válvulas duplo no cabeçote, foi substituído pelo OHC, que possui comando simples no cabeçote.

Honda XRE 300 Sahara Rally.
Honda XRE 300 Sahara Rally.

Embora essa alteração resulte em reduções de potência e torque em comparação com a XRE 300 2023, a Honda afirma que a entrega de potência está mais contundente já em baixas rotações. Essa afirmação será testada assim que tivermos as primeiras impressões com a moto.

Além da mudança no motor, o quadro da nova Sahara também é completamente novo em comparação com o da XRE 300. Na verdade, esse chassi é originário da CRF 250F e mostra suas aptidões off-road, assim como a balança. Obviamente, o chassi passou por modificações para se adaptar à trail, incluindo um subchassi na parte traseira.

Honda XRE 300 Sahara Painel
Painel da Honda XRE 300 Sahara.

Outra mudança significativa é a redução do peso da moto. Nas opções sem acessórios, a Sahara 300 pesa 147 kg, quase 2 kg a menos do que a XRE 300 anterior. Quanto às suspensões, os cursos foram mantidos, mas tratam-se de novos conjuntos. No entanto, não foi dessa vez que vimos chegar uma suspensão do tipo invertida para a Sahara 300, então as bengalas telescópicas com 240 mm de curso foram mantidas.

Na parte traseira, o modelo possui um sistema monoamortecido Pro-Link, agora com ajustes de pré-carga. A moto passou por uma redução no ângulo de cáster da suspensão dianteira e o entreixos ficou levemente maior, chegando a 1.425 mm.

Honda XRE 300 Sahara Adventure
Honda XRE 300 Sahara Adventure.

Quanto aos freios, apenas o cáliper traseiro foi mantido, mas os discos dianteiros e traseiros são novos, com tamanhos de 256 mm e 220 mm, respectivamente. O modelo também conta com sistema de ABS nas duas rodas. O tanque manteve a mesma capacidade de 13,8 litros, mas foi reformulado.

Em termos de tecnologia, a Sahara 300 traz avanços como embreagem assistida e deslizante. Esses sistemas estão relacionados às trocas de marchas, com o dispositivo assistido tornando o acionamento do manete de embreagem mais leve, enquanto o segundo evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marchas. Além disso, a moto possui entrada USB-C no guidão e um novo painel 100% digital. O conjunto óptico é FULL LED, incluindo farol, lanternas e piscas. A moto também conta com o sistema ESS (Emergency Stop Signal).

A Sahara 300 estará disponível em três versões: Standard (cinza), Rally (vermelho) e Adventure (bege/areia). Todas possuem a mesma base mecânica, mas a versão Adventure é a topo de linha, vindo equipada com acessórios de série, como protetor de motor, protetores laterais e bolha dianteira.

Esses equipamentos foram especialmente desenvolvidos pela Honda para a nova Sahara 300 e também podem ser adquiridos para instalação nas outras versões. Os preços ainda não foram anunciados pela fabricante.

Já sobre o preço da nova Sahara 300 2024, ele ainda não foi divulgado. Baseado no preço da antiga XRE 300, podemos esperar algo em torno de R$ 25 a R$ 30 mil reais.

Referência: Motoo

3.5/5 - (4 votos)

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Usados Volkswagen 1.4 TSI que surpreendem pelo custo-benefício

A popularização dos motores turbo no Brasil transformou o modo como o público avalia desempenho,…

Gabriel Schmoller
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Yaris Cross surpreende e pode virar o SUV mais econômico do país

O Toyota Yaris Cross finalmente desembarca no mercado brasileiro após meses de expectativa e diversas…

Gabriel Schmoller
Notícias Sonic 2026 surpreende em nova imagem e pode virar o SUV mais disputado do ano

A divulgação da primeira imagem oficial do Sonic 2026 mudou completamente o ritmo das especulações…

Gabriel Schmoller
2 comentários
  • Responder

    Moto HORRROROSA e muito CARA, novidade mesmo foi a falta de um design que agradasse a todos, pois essa falta de beleza acrescentada de sexta marcha, para mim não foi o suficiente pra ser bem-vinda. Vergonha. Por isso a Yamaha ganha cada vez mais credibilidade. Sem contar com o conforto. Mecânica BEM ACERTADA.

  • Responder

    A mesma p@lhaç@da Foi Com a Bros 160,que já passou da hora de ir pra 200cc com sexta marcha, iluminação em Led, tirar aqueles cabos que Passam Por Cima Do Painel, melhorar a suspensão. Sem perder o visual off/urbano. Tem Que melhorar… E muito! Até os preços…

Deixe seu comentário