Veja a nova Honda Sahara 300 2024: Modelo está chegando em breve!
Uma das principais novidades da Sahara 300 é uma mudança importante em sua concepção. O antigo motor DOHC, com comando de válvulas duplo no cabeçote, foi substituído pelo OHC, que possui comando simples no cabeçote.

Embora essa alteração resulte em reduções de potência e torque em comparação com a XRE 300 2023, a Honda afirma que a entrega de potência está mais contundente já em baixas rotações. Essa afirmação será testada assim que tivermos as primeiras impressões com a moto.
Além da mudança no motor, o quadro da nova Sahara também é completamente novo em comparação com o da XRE 300. Na verdade, esse chassi é originário da CRF 250F e mostra suas aptidões off-road, assim como a balança. Obviamente, o chassi passou por modificações para se adaptar à trail, incluindo um subchassi na parte traseira.

Outra mudança significativa é a redução do peso da moto. Nas opções sem acessórios, a Sahara 300 pesa 147 kg, quase 2 kg a menos do que a XRE 300 anterior. Quanto às suspensões, os cursos foram mantidos, mas tratam-se de novos conjuntos. No entanto, não foi dessa vez que vimos chegar uma suspensão do tipo invertida para a Sahara 300, então as bengalas telescópicas com 240 mm de curso foram mantidas.
Na parte traseira, o modelo possui um sistema monoamortecido Pro-Link, agora com ajustes de pré-carga. A moto passou por uma redução no ângulo de cáster da suspensão dianteira e o entreixos ficou levemente maior, chegando a 1.425 mm.

Quanto aos freios, apenas o cáliper traseiro foi mantido, mas os discos dianteiros e traseiros são novos, com tamanhos de 256 mm e 220 mm, respectivamente. O modelo também conta com sistema de ABS nas duas rodas. O tanque manteve a mesma capacidade de 13,8 litros, mas foi reformulado.
Em termos de tecnologia, a Sahara 300 traz avanços como embreagem assistida e deslizante. Esses sistemas estão relacionados às trocas de marchas, com o dispositivo assistido tornando o acionamento do manete de embreagem mais leve, enquanto o segundo evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marchas. Além disso, a moto possui entrada USB-C no guidão e um novo painel 100% digital. O conjunto óptico é FULL LED, incluindo farol, lanternas e piscas. A moto também conta com o sistema ESS (Emergency Stop Signal).
A Sahara 300 estará disponível em três versões: Standard (cinza), Rally (vermelho) e Adventure (bege/areia). Todas possuem a mesma base mecânica, mas a versão Adventure é a topo de linha, vindo equipada com acessórios de série, como protetor de motor, protetores laterais e bolha dianteira.
Esses equipamentos foram especialmente desenvolvidos pela Honda para a nova Sahara 300 e também podem ser adquiridos para instalação nas outras versões. Os preços ainda não foram anunciados pela fabricante.
Já sobre o preço da nova Sahara 300 2024, ele ainda não foi divulgado. Baseado no preço da antiga XRE 300, podemos esperar algo em torno de R$ 25 a R$ 30 mil reais.
Referência: Motoo
Moto HORRROROSA e muito CARA, novidade mesmo foi a falta de um design que agradasse a todos, pois essa falta de beleza acrescentada de sexta marcha, para mim não foi o suficiente pra ser bem-vinda. Vergonha. Por isso a Yamaha ganha cada vez mais credibilidade. Sem contar com o conforto. Mecânica BEM ACERTADA.
A mesma p@lhaç@da Foi Com a Bros 160,que já passou da hora de ir pra 200cc com sexta marcha, iluminação em Led, tirar aqueles cabos que Passam Por Cima Do Painel, melhorar a suspensão. Sem perder o visual off/urbano. Tem Que melhorar… E muito! Até os preços…