Renault Kardian deve receber irmão coupé, estilo Fastback em breve!

Conforme divulgado pela L’Argus, a fabricante de automóveis está planejando lançar um SUV cupê derivado do futuro Dacia Bigster, e este faz parte das oito novidades que a empresa pretende comercializar até 2027. A publicação informa que o modelo, atualmente em fase de desenvolvimento, está programado para ser lançado na América do Sul em 2025.

Segundo o L’Argus, o SUV cupê será baseado na plataforma Kardian, mas o projeto é derivado do Bigster, o que indica que terá um porte maior do que o Kardian. O código D1312 refere-se a um produto da nova família de compactos-médios da marca, relacionando-o ao Duster de terceira geração (código P1310), à picape Niagara (ZH1312), e ao Bigster (X1312).

Renault Kardian: Como deve ser as 4 versões do carro?
O Kardian – Fonte/Reprodução: Renault.

Provavelmente, este novo modelo da Renault é uma variante do projeto C-NEO, mencionado anteriormente pela Mobiauto em setembro deste ano. Especula-se que este SUV cupê seja o terceiro produto da marca, juntando-se à picape Niagara e ao SUV de sete lugares Bigster na categoria de compactos-médios.

Dessa forma, a Renault estaria mais alinhada com seu objetivo de reformular completamente o Duster de terceira geração nacional, proporcionando-lhe um visual distinto e um nome inédito. Neste caso, o SUV deixaria a configuração de carroceria convencional para adotar o formato de SUV cupê, convivendo com o Duster de segunda geração, que continuará no mercado com um facelift programado para 2024.

O L’Argus destaca que o D1312 provavelmente incorporará alguns elementos de design do grande SUV P1310 (Dacia Duster de terceira geração) para garantir eficiências de escala, mas também se beneficiará da nova identidade estética da Renault, incluindo o logotipo mais recente e as tecnologias da marca.

Novo modelo pode ser uma versão menos luxuosa do Ranault Rafale.
Novo modelo pode ser uma versão menos luxuosa do Ranault Rafale.

O SUV cupê derivado do projeto C-NEO, conforme informações do site francês, contará com uma motorização híbrida turbo (com flexibilidade de combustível no Brasil) e transmissão EDC automatizada de dupla embreagem com seis marchas e caixa banhada a óleo (código técnico DW23). Há especulações sobre uma possível variante Dacia do mesmo projeto.

Com aproximadamente 2,70 metros de comprimento, o SUV cupê compacto-médio da Renault entrará no mercado para competir diretamente com o Jeep Compass, posicionando-se acima do Duster nacional. A produção está planejada para ocorrer em São José dos Pinhais (PR), utilizando o motor 1.3 TCe de 170 cv, com possíveis variantes híbridas. Este lançamento faz parte dos oito projetos anunciados pela Renault fora da Europa até 2027, representando um investimento de 3 bilhões de euros (aproximadamente R$ 15,6 bilhões).

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Jeep Compass: Descontos Surpreendentes de Até R$ 31 Mil para CNPJ

A Jeep anunciou em novembro de 2025 novas condições para aquisição do Compass, especialmente voltadas…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Strada 2023: A picape cabine dupla que surpreende pelo conforto

A Fiat Strada é referência no segmento de picapes compactas há mais de 20 anos….

Gabriel Schmoller
Notícias O Novo Haval H6 2026 Esconde Mudanças Surpreendentes que Poucos Esperavam

O Haval H6 2026 surge com uma proposta mais ousada dentro do segmento de SUVs…

Gabriel Schmoller
Notícias O retorno surpreendente do Captiva EV e os rivais que brigam pelo mesmo preço

O tão aguardado retorno do Captiva EV ao portfólio da Chevrolet marca uma mudança clara…

Gabriel Schmoller
Notícias Os carros que mudaram tudo e transformaram a imagem de grandes marcas

A reputação de uma montadora é resultado de anos de esforço, mas um único carro…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário